Geral

A Influência Duradoura de São Nicolau no Natal

Foto – Divulgação

Nascido no século III, na cidade de Patara, na Grécia Antiga, Nicolau de Mira, ou Nicolau de Bari, é um santo canonizado pela Igreja Católica por seus feitos em torno da generosidade e bondade. Não se sabe muito a respeito da vida de São Nicolau, porém as fontes históricas contam que ele perdeu seus pais quando ainda era criança e, depois disso, ficou com uma fortuna enorme de dinheiro deixada por eles.

Após o falecimento de seus pais, ele foi morar com seu tio, que era sacerdote, e começou a demonstrar sua generosidade com as pessoas, ajudando-as com o dinheiro que tinha. Um relato muito famoso envolve uma família que passava por uma situação financeira muito degradante. O pai tinha três filhas jovens solteiras em casa e que não conseguiam se casar justamente pelo fato de não possuírem dinheiro para dar início às suas famílias. Além disso, a família muitas vezes não tinha nem o que comer. Elas então teriam que ser vendidas como escravas, pois o pai não conseguiria sustentá-las por muito tempo.

Certa noite, uma das filhas colocou suas meias em frente ao fogo para secarem e, no dia seguinte, encontrou uma bolsinha com ouro dentro da meia que Nicolau havia deixado ali. Na manhã do outro dia, outra quantidade de ouro foi achada por eles, transformando o clima em alegria, pois duas de suas filhas conseguiriam ser salvas. O pai decidiu ficar acordado para saber quem estava ajudando suas filhas e viu que o responsável era o jovem Nicolau, a quem agradeceu imensamente, pedindo que não contasse a ninguém sobre os feitos do jovem.

Nicolau continuou por toda sua vida ajudando as pessoas necessitadas, principalmente as crianças, porém sempre secretamente e sem querer nada em troca. Depois de alguns anos, se tornou bispo de Mira. Durante o império de Diocleciano, um dos imperadores romanos que mais perseguiu os cristãos, São Nicolau foi preso e torturado por não abdicar de sua fé em Jesus Cristo, mas felizmente foi libertado no governo do imperador Constantino e voltando a ser bispo de Mira, a qual ficou na função até seu falecimento em 6 de dezembro de 343 d.C.

A história de São Nicolau se espalhou rapidamente por toda a Europa e, ao chegar aos Estados Unidos, ele ganhou a imagem que conhecemos hoje como Papai Noel. Suas ações exemplares de generosidade servem como um lembrete constante da importância de ajudar o próximo e compartilhar bondade. O espírito de São Nicolau se reflete nas práticas contemporâneas de presentear e na ênfase em atos de caridade durante o Natal. Ele foi canonizado pela Igreja Católica no ano de 1087 e sua festa litúrgica é celebrada anualmente no dia 6 de dezembro, sendo o santo padroeiro dos marinheiros, viajantes, crianças, assim como de muitos lugares ao redor do mundo.

Fontes consultadas:

WIKIPÉDIA. Nicoláu de Mira. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_de_Mira Acesso em 06 dez. 2024

Você conhece a história de generosidade de São Nicolau? Canção Nova. Disponível em https://formacao.canacaonova.com/igreja/santo/voce-conhece-a-historia-de-generosidade-de-sao-nicolau/ Acesso em 06 dez. 2024.

Notícias Relacionadas

Morre terceira pessoa que comeu bolo com suspeita de envenenamento no RS

Polícia destaca que a hipótese de uma intoxicação alimentar também não está descartada

Acidente de trânsito deixa três feridos em Nova Veneza

Após a colisão, um dos veículos saiu da pista e capotou

Quinta-feira amanhece gelada e frente fria traz chuvas isoladas para Santa Catarina

Santa Catarina terá chuvas isoladas no litoral catarinense, mas calor deve prevalecer ao longo do dia se aproximando dos 30°C em todo o estado

Sexta morte em uma semana de tragédias na BR-282 em SC: motorista morre em colisão em Lages

A vítima foi identificada como Júlio Scherer Neto.