Esse conflito foi marcado por duas fases
Com uma população atual de cerca de 11 milhões de habitantes, a Grécia é um país localizado no sul da Europa, conhecido por sua história antiga e rica. A civilização grega surgiu por volta de 2.000 a.C. na região dos mares Jônico, Egeu e Mediterrâneo, sendo considerada o berço da civilização ocidental. A Grécia é famosa por ser a terra natal de grandes filósofos como Platão, Aristóteles e Sócrates; foi lá que surgiram os Jogos Olímpicos e a forma de governo que conhecemos hoje como democracia.
Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), estourou um novo conflito na Grécia, conhecido como a Guerra Civil da Grécia. Esse conflito foi marcado por duas fases: a primeira de dezembro de 1944 a janeiro de 1945, e a segunda do início de 1946 a 1949. Tudo começou após a libertação da Grécia durante a Segunda Guerra Mundial, quando já existiam pequenos conflitos entre aqueles que defendiam o governo monárquico e aqueles que apoiavam o estabelecimento de um governo socialista no país.
Esses pequenos focos de tensão foram aumentando até que o conflito começou a envolver forças armadas de ambos os lados. O Reino Unido e os Estados Unidos apoiaram o lado monárquico, enquanto a União Soviética apoiou o Partido Comunista da Grécia (KKE). O conflito terminou em 16 de outubro de 1949, quando as forças monárquicas conseguiram a vitória sobre os comunistas.
Durante os anos da guerra, milhares de pessoas morreram e um grande número ficou ferido. Além disso, a economia do país foi drasticamente afetada, levando anos para se recuperar completamente. Também é importante destacar que a guerra resultou em uma separação na sociedade grega por muitos anos, pois muitas pessoas defendiam o lado monárquico, enquanto outras eram a favor do comunismo.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://bing.com