Destes, 2334 são de responsabilidade do Estado e 97 do Município
Na próxima quinta-feira (01) o Governo Municipal de Braço do Norte planeja aceletar o andamento para execução de 2431 procedimentos de saúde, que estão represados. Destes, 2334 são de responsabilidade do Governo do Estado, e estavam parados, já outros 97 procedimentos são de responsabilidade do Município.
Em 2018, em sua segunda edição, foram 676 procedimentos. No ano passado, 2021, mais 202 procedimentos foram executados pelo Município. O prefeito Beto Kuerten Marcelino explica que este é um programa que tem apenas um intuito: zerar as filas de exames, cirurgias e consultas.
Conforme Beto, esta é a quarta edição do programa. “Iniciamos o programa pioneiro em Santa Catarina em 2017, quando percebemos que haviam pessoas com exames, consulta e cirurgias esperando desde 2015, 2016. Para resolver este problema criamos o programa ‘A Fila Anda’. Na primeira edição foram quase 450 procedimentos. Diante do agravamento na demora para liberação dos procedimentos de saúde do Estado, ficando sem solução e com os pacientes esperando, o Município precisou chamar a responsabilidade e vai bancar os custos”, explicou.
O prefeito complementou dizendo que a vantagem de se fazer o A Fila Anda é que no mesmo momento os pacientes saem com tudo agendado. “Lá já tem dia, a hora, o local e o prestador de serviços. Porém, quem não faz parte do programa pode ficar tranquilo, as unidades de saúde e sede da secretaria terão expediente normal”.
O secretário de Saúde, Sérgio Arent, garante que a equipe já está organizada. “Os procedimentos já foram marcados e os pacientes convidados a comparecer para retirar suas senhas. A equipe está preparada para recepcionar todos”, encerrou.
As autorizações para os procedimentos serão entregues na quinta-feira, 01, a partir das 9 horas, no Ginásio de Esportes Atílio Ghisi, no bairro Nossa Senhora de Fátima.
Colaboração: Assessoria do Governo Municipal de Braço do Norte