A convenção estadual do partido progressista em Florianópolis homologou Esperidião Amin o novo presidente dos progressistas. Em clima de festa, simpatizantes, militantes e políticos, lotaram as galerias da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para apoiar Esperidião Amin. Desde as 9h o movimento foi intenso aos arredores da Assembleia. Militantes progressistas chegavam em caravanas de diversos municípios. O evento progressista que sacudiu os bastidores políticos ganhou contorno suprapartidário. Marcaram presença no evento o senador Paulo Bauer e Dalírio Beber do PSDB, João Rodrigues, João Paulo Kleinubing e Gelson Merísio do PSD, Paulo Bornhausen do PSB, entre outras lideranças. Todos com discursos encalorados enaltecendo a figura do ex-governador Esperidião Amin. Destaque para a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP), que fez questão de vir prestigiar a convenção.
Mensagens de apoio enviadas de Brasília empolgavam os convencionais. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) declarou: “Esperidião é um homem que vale apena”. José Serra: “Admiro a inteligência e a capacidade de trabalho do Amin”. E para completar, Aécio Neves: “Amin, voltaremos a estar juntos em um novo projeto de país”.
Por volta das 13h do sábado, Amin subiu na tribuna já como o novo presidente estadual do PP e discursou para os convencionais que o aguardavam. Entre cumprimentos e aplausos, a fala do deputado exortou para a unidade partidária e a necessidade de um projeto inovador que respalde a autonomia dos diretórios municipais. Por fim, Amin recordou de sua origem no antigo PDS, dos companheiros que deixaram o partido, e da tranquilidade de olhar nos olhos de cada cidadão e dizer: “nós não temos do que nos envergonhar”.
O sentimento dos convencionais é de que o PP de Santa Catarina tem muito a ensinar ao PP nacional. Em âmbito nacional o PP é sócio do PT e do PMDB no escândalo de corrupção da Petrobras.
Conexão Capital
* O PMDB ficou irritado ao ver PP, PSDB, PSD e PSB juntos no mesmo palanque. Atacaram: É a velha ARENA! Engraçado, atacam a velha ARENA e são sócios do PT. Como entender?
* O governador Raimundo Colombo não compareceu a convenção progressista, pois estava em um evento de seu partido na Serra Catarinense.
* Enquanto Esperidião Amin discursava a esposa, Ângela Amin, interagia com os convencionais. Ângela lidera as pesquisas em Florianópolis com 23,2% da intenção de votos.