A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) foi um conflito marcado pela perda de milhões de soldados e de muitos sobreviventes que apresentaram sequelas durante o resto de suas vidas. Ao longo desses 6 anos, ocorreram muitas pequenas batalhas em diferentes partes do planeta. Uma dessas batalhas foi a Batalha de Henderson Field, sobre a qual vamos falar a seguir.
Iniciada no dia 23 de outubro de 1942, a batalha de Henderson Field foi um evento travado entre fuzileiros navais dos Estados Unidos (país que fazia parte dos Aliados) e o Exército Imperial Japonês (parte dos países do Eixo). O local foi a ilha de Guadalcanal, nas Ilhas Salomão, e contou com cerca de 23.000 tropas americanas e 20.000 soldados japoneses.
O principal motivo do conflito era recapturar o campo de aviação de Henderson Field (atualmente conhecido como Aeroporto Internacional de Honiara), em Guadalcanal, que estava sob posse dos Aliados desde 7 de agosto de 1942, quando o capturaram. Liderando o lado japonês estava o general Harukichi Hyakutake, que organizou três ofensivas terrestres contra o campo de aviação. Do outro lado, o general Alexander Vandegrift liderou as tropas americanas, que defenderam com sucesso o campo, resultando na derrota dos soldados japoneses.
Depois de 3 dias de intenso conflito, em 26 de outubro de 1942, as forças Aliadas conseguiram derrotar os japoneses e saíram vitoriosas. Foram registradas entre 2.200 e 3.000 mortes japonesas e entre 61 e 86 no lado americano. Essa grande perda de soldados levou o Japão a evacuar imediatamente suas tropas restantes do local até fevereiro de 1943.
Fonte consultada:
https://pt.wikipedia.org