A Batalha de Guadalcanal, durou um pouco mais de 6 meses
A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) foi o conflito armado que apresentou o maior número de óbitos em toda a história mundial. Isso se deve ao fato das intensas batalhas que ocorriam em diversas partes do planeta, geralmente motivadas pela captura de locais estratégicos. Hoje vamos abordar a Batalha de Guadalcanal, que durou um pouco mais de 6 meses.
Alguns meses depois que as tropas japonesas lançaram um ataque à base naval de Pearl Harbor, localizada em Honolulu, no Havaí, no dia 7 de dezembro de 1941, os Estados Unidos decidiram, juntamente com outros membros Aliados, lançar uma ofensiva contra o Japão no Pacífico Sul. O dia 7 de agosto de 1942 marcou o início da batalha, quando fuzileiros navais dos Estados Unidos desembarcaram nas ilhas de Guadalcanal, Tulagi e Florida, localizadas nas Ilhas Salomão, com o intuito de capturá-las e impedir que o Japão as usasse como base para ameaçar as linhas de suprimento e comunicação entre Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.
As tropas japonesas tentaram muitas vezes retomar os locais para si, mas os Aliados tinham um maior número de combatentes e, por isso, o Japão sofreu perdas humanas que chegaram a quase 20.000 soldados durante os meses de batalha. Em um certo momento, já registrando muitas baixas, as tropas japonesas foram forçadas a recuar, e os Aliados obtiveram a vitória em 9 de fevereiro de 1943. Essa batalha ficou marcada como o início dos conflitos desencadeados pelos Aliados no Pacífico, bem como enfraqueceu as posições do Japão no Pacífico Sul.
Escrito por Thiago Fontanela
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://bing.com