A comunidade de Barro Branco em Lauro Müller recebeu centenas de devotos de Santa Bárbara na manhã desta quinta-feira (4), Dia de Santa Bárbara e feriado no município.
Uma procissão motorizada com imagens da santa saiu das minas do município e após a chegada, às 10h, à igreja de Barro Branco, que leva o nome da padroeira dos mineiros, uma missa foi celebrada pelo padre lauromullense Antonio Marcos Madeira, responsável pela paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens de Araranguá e concelebrada pelo vigário de Lauro Müller, padre Valmor Della Giustina.
Ao som do coral infanto juvenil Anjos Mineiros, da Carbonífera Catarinense, as imagens entraram uma a uma na igreja, emocionando os presentes na missa, especialmente os devotos de Santa Bárbara.
Em sua homilia padre Antonio falou da importância de alicerçar a construção da família na rocha firme. “Essa rocha é Jesus de Nazaré. Quando firmarmos nele a nossa vida e a nossa existência, venha o que vier, nada há de nos destruir. O Evangelho de São Mateus nos diz: E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa, mas ela não caiu, pois tinha seus alicerces na rocha”, pregou o sacerdote.
Ao final da celebração quatro mineiros, sendo dois aposentados e dois da ativa, foram homenageados e receberam lembranças, entre eles Pedro Nesi, com 96 anos de idade e há 41 anos aposentado e Silvio Zanin, com 98 anos de idade e há 47 anos aposentado. O padre Antonio Madeira também recebeu uma lembrança.
A festa de Santa Bárbara e Santa Luzia vai acontecer em Barro Branco no fim de semana (sábado e domingo).
[soliloquy id=”99952″]