Geral

Fim da concessão está indefinido

Concessão do Porto de Imbituba termina em dezembro

Menos de cinco meses. Este é o prazo que a secretaria especial de Portos tem para decidir como fica a situação da administração do Porto de Imbituba. Isso porque no dia 15 de dezembro vence o prazo de concessão da Companhia Docas de Imbituba.

O porto foi construído pelo empresário Henrique Lage em 1922, e ficou sob a administração de sua empresa até 1941, quando foi repassado à Cia. Docas. Neste período de quase 20 anos, o governo reembolsava os investimentos feitos por Lage. Este modelo de gestão do porto é pioneiro no país, sendo Imbituba o único porto marítimo administrado por uma empresa privada.

Segundo a secretaria de Portos, todos os contratos que estão para vencer ou até mesmo já encerraram estão sendo analisados, caso a caso, pelo governo federal. As decisões são tomadas em conjunto pela secretaria de Portos, Presidência da República, Casa Civil e Ministério do Planejamento. Estes encontros têm sido semanais e por enquanto não há uma definição com relação ao Porto de Imbituba.

A preocupação com a administração do porto se deve à importância estratégica que o local tem ganhado nos últimos anos, especialmente com as melhorias na infraestrutura de cais e no aumento do calado. A movimentação de cargas tem sido cada vez maior. No ano passado foram 192 navios atracados e um total de 2.311.731 toneladas de cargas transportadas, o maior giro econômico em 23 anos.

Diário do Sul