Educação

Pequenos ecologistas aprendem a reciclagem na Satc

Colocar o lixo no local certo. O projeto de coleta seletiva da Satc procura estimular a prática da destinação de resíduos desde os primeiros anos. As turminhas do ensino fundamental I estão aprendendo a lição. “Ao longo do ano eles aprenderam o que é lixo seco e o que é orgânico, como se faz a ​separação e para onde vai cada um”, explica a orientadora educacional da Satc, Izabel Eufrázio De Brida.

Hoje, a Satc consegue reciclar até 70% dos resíduos que produz. Os alunos já sabem que é preciso colocar cada lixo no depósito correto. Conforme Izabel, eles também trouxeram lixeiras de casa e pintaram. “Queremos que esse aprendizado também vá para as casas de cada um”, afirma.

No encerramento do projeto de coleta seletiva coordenado pela professora Fabiani Cechela, que está ocorrendo nesta semana, as turmas acompanharam a apresentação do teatro “O pirata amigo do mar”, da turma do 1º ano A. A história mostrou como as pessoas sujam o mar, depositando lixo irregularmente. “O pirata da história é do bem, ele passa recolhendo o lixo”, conta Izabel.

O trabalho com a coleta é um dos temas trabalhados dentro das aulas de educação ambiental que são realizadas com as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Outro item que foi desenvolvido durante o ano foi a horta escolar, com a produção de mudas de hortaliças que os alunos puderam levar para a casa no final do semestre. 

Colaboração: Portal Satc

[soliloquy id=”98681″]