Educação

Jovens são incentivados a trabalhar na indústria

Foto: Deize Felisberto

Foto: Deize Felisberto

Despertar os estudantes para as oportunidades oferecidas pela indústria é o objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com a promoção do evento Mundo Senai que acontece em todas as unidades da entidade no país. O evento que iniciou ontem, e segue até hoje às 17h, somente em Criciúma receberá cerca de 3 mil alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio vindos de toda a região. “São justamente alunos que estão na fase de se decidirem por alguma profissão. Durante esses dois dias estamos de portas abertas para que toda a comunidade venha conhecer as oportunidades que o Senai oferece a quem queira trabalhar na indústria”, destaca o gerente técnico de educação do Senai Criciúma, Rodrigo Brandelero.

Todos os cursos oferecidos pelo Senai, exceto os de nível superior, são gratuitos, realizados através do Pronatec e do Programa Jovem Aprendiz. “É importante reforçar que os níveis de empregabilidade dos alunos formados pelo Senai são muito altos”, coloca Brandelero.

Quem visitar o Mundo Senai poderá ver de perto toda a tecnologia que envolve os cursos da entidade como a máquina 3D utilizada no curso de desenhista mecânico. Todas as unidades do Senai possuem o equipamento que concretiza a elaboração dos projetos feitos pelos estudantes. “Nossos alunos têm a chance de estar perto do avanço da tecnologia. Mesmo que as empresas onde estiveram atuando não utilizem ainda essa tecnologia eles precisam estar preparados para quando isso acontecer”, reforça o coordenador do núcleo dos cursos de aprendizagem industrial, Cassiano de Medeiros.  

Oportunidades de se especializar

A estudante do curso técnico de segurança do trabalho, Aline Bressan, de 24 anos, é um exemplo das mudanças oportunizadas pelo Senai. “Já conhecia um pouco do curso, mas estou conseguindo fazer porque é gratuito. O nível de qualidade é muito alto”, diz Aline. O professor do curso, Paulo Sandro Nascimento, reforça que a capacitação, que tem duração de dois anos, prima por formar profissionais extremamente qualificados para atuar em diversas situações.

Durante o evento estão sendo realizadas apresentações de rapel como ferramenta de segurança em trabalhos de altura. Foi visitando o Senai para conhecer os cursos que a estudante Alini Bolsan, de 20 anos, também escolheu o curso de segurança no trabalho. “O interessante de fazer o curso técnico é que depois podemos nos especializar em outras áreas também relacionadas à profissão e que nos abrem ainda mais portas para o mercado de trabalho”, completa Alini.

Atualmente o Senai Criciúma atende 800 alunos e atende 17 municípios. Com as unidades móveis, laboratórios e com a parceria das prefeituras municipais, o serviço é estendido em várias cidades e chega a aproximadamente 5 mil matrículas. O Senai oferece cursos em áreas como o vestuário, segurança no trabalho, cerâmica, informática, metalmecânica e construção civil.

Ampliação na unidade de Criciúma

Para atender a demanda de estudantes, em 2016 o Senai Criciúma inaugura um novo bloco de educação.  O investimento na nova estrutura e também no Instituto de Tecnologia de Materiais atinge R$ 10 milhões.  

Com informações do site Clicatribuna