Cultura

Criciúma ganhará escola de mosaico

Foto: Jussi Moraes

Foto: Jussi Moraes

A adoção de mosaicos em fachadas de casas e edifícios particulares ganhará incentivo oficial a partir do próximo ano em Criciúma. A proposta de inclusão no Plano Diretor do município foi discutida durante visita do presidente da Scuola di Mosaico del Friuli, Alido Gerussi, ao prefeito Márcio Búrigo na manhã desta terça.

A convite da Satc, o dirigente italiano percorre o sul do estado para discutir implantação de uma escola de mosaico na instituição. "Nesta primeira conversa, estamos apresentando as potencialidades da região", explicou a professora de arte mosaico Michelle Bonetti. "Nossa expectativa é de plantarmos agora uma sementinha para este projeto", completa.

A visita de Gerussi retribui viagem do prefeito com diretores da Satc em maio passado ao município italiano de Spilimbergo, na região do Friuli. "Estamos retomando um diálogo que iniciamos lá e checando as possibilidades que este intercâmbio oferece", comentou o diretor das Faculdades Satc, Carlos Ferreira. "Em breve, veremos o que é possível realizar."

A se confirmar a implantação da escola, os primeiros resultados serão conferidos em prédios públicos, antecipou o secretário de Planejamento, Jader Westrup. "Nossa intenção é adotar este tipo de arte em obras públicas e incluir um incentivo no Plano Diretor para empreendimentos privados. Será uma maneira de contribuir para o embelezamento da cidade", destaca.