Um seminário de diagnóstico foi realizado com o objetivo de analisar a situação do município e traçar planos de ação para cada ponto levantado
O Plano de Desenvolvimento Econômico que está em execução no Balneário Rincão teve mais uma etapa iniciada nesta segunda-feira, 10. O grupo de trabalho se reuniu no Rincão Praia Clube para realizar o seminário de diagnóstico, a fim de analisar a situação do município e traçar planos de ação para cada ponto levantado.
Para realizar o seminário, os participantes foram separados em três grupos, cada um para tratar de um tema: agricultura e pesca; indústria, turismo e artesanato; comércio e serviços. No primeiro momento, a equipe criou fichas com os pontos fortes de cada segmento, depois os pontos fracos. Também foram identificadas as oportunidades e ameaças externas em seis áreas: política, econômica, social, tecnológica, ambiental e legal.
A partir dessas informações, a consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) cruza os dados levantados pelos grupos e identifica o que é melhor para o município, e de que maneira se dará o trabalho. No próximo encontro, marcado para segunda, dia 17, o diagnóstico será validado com os participantes, pois a partir desses dados será possível enxergar os problemas e as oportunidades para o crescimento do município.
A construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Balneário Rincão é uma parceria da Prefeitura com o Sebrae, e será realizado com o apoio da comunidade. Os consultores Fiorindo Fontana e Marcelo dos Santos coordenam o projeto, que já foi realizado em outras 12 cidades catarinenses.
Colaboração: Lariane Cagnini/Comunicação Prefeitura de Balneário Rincão