Na noite dessa quarta-feira (5), Dia Nacional da Cultura, o Governo de Içara por meio da Fundação Cultural (FCI) premiou os vencedores do concurso fotográfico “ver a cidade: aspectos arquitetônicos, culturais, humanos e paisagísticos” e também homenageou os Amigos da Cultura do município.
Receberam os troféus no concurso as três melhores imagens selecionadas por uma comissão julgadora. O primeiro colocado, Bruno Mendes Darós, foi campeão pela segunda vez consecutiva e teve premiada a foto intitulada “Skate”. As segunda e terceira colocadas foram do fotógrafo Allen Silva, com os títulos “Bons Ventos” (2º) e “Duo elo das luzes passageiras” (3º).
Outras nove imagens foram selecionadas, entre as 29 participantes, e farão parte do calendário municipal/201. Todos os fotógrafos (Allen Silva, Bruna de Souza Bonifácio, Bruno Mendes Darós, Evelise Maciel Teixeira, Karoline Patrício Romakoviski, Lucas Guglielmi Hecker, Marilene Senen e Vinicius Zerbato) receberam certificados. A partir de hoje todas as imagens estarão expostas no Museu Casa do Agente Ferroviário Anselmo Cargnin, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.
Bruno Darós, com apenas 16 anos, revelou que está dando os primeiros passos como fotógrafo e a premiação serve de incentivo. “Esta é uma oportunidade de crescer. A premiação, pela segunda vez, me deixa feliz e me estimula, pois é isso que quero para o meu futuro: ser fotógrafo profissional”. Já Allen Silva destacou que fez as imagens sem pretensão. “Fotografo por hobby. Fui impulsionado a participar e estou surpreso com as premiações e também por ter oito imagens ilustrando o calendário. Posso garantir que foi uma sensação emocionante”.
O Troféu Amigo da Cultura, que foi entregue a 11 segmentos, tem como objetivo enaltecer o trabalho prestado por organizações governamentais, associações, etnias colonizadoras e empresários que, de acordo com a presidente da Fundação Eliana Jucoski Monteiro, apoiaram as ações da FCI. “São pessoas e organizações que se sensibilizaram com os projetos artísticos culturais e se dispuseram a construir conosco a cultura. Agradeço a todos os parceiros destas ações e parabenizo os Amigos da Cultura e os fotógrafos vencedores do concurso que nos apresentaram lindas imagens de nossa cidade”.
Já o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, um dos homenageados da noite, agradeceu e assinalou que o poder público tem a função de apoiar os atores da cultura para que ela seja fortalecida, “mas cultura não se faz apenas com políticas públicas e as homenagens desta noite ratificam isso. Com o apoio destes Amigos as atividades culturais são valorizadas e contribuem para que Içara seja uma cidade cada vez melhor. Obrigada e parabéns a todos”. “Parabéns a todos que colaboram e fazem com que a cultura de Içara não se perca”, emendou o presidente do Legislativo, vereador Laudelino Calegari.
Além do vice-prefeito foram homenageados o prefeito Murialdo Cantos Gastaldon (em viagem a Brasília); Academia Içarense de Letras (AILA); Etnias Açoriana, Afro e Italiana; Empresas Librelato e Voguel Sanger; Gráfica Otomar; Conselho Municipal de Cultura e Associação Coral de Içara que, sob a regência do maestro Reinaldo Hoepers, abrilhantou o evento.
Nadir da Rosa,a Ika, presidente da Pastoral Afro do Movimento da Consciência Negra Chico Rosa, afirmou que a lembrança é sinônimo de trabalho bem feito. “Sermos lembrados é sinal de que o nosso trabalho está sendo bem feito e valorizado”.
Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI
[soliloquy id=”95586″]