O Centro Universitário Barriga Verde – Unibave sediou, entre os dia 03, 04 e 05, a primeira edição do “Seminário de Piscicultura das Encostas da Serra Geral”. O evento é uma realização do Unibave com o apoio da FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e contou com uma série de palestras e apresentação de estudos que veem sendo desenvolvidos sobre o assunto. O tema escolhido tem ligação direta com o crescimento da atividade de piscicultura na região.
“Hoje o Unibave esta produzindo uma pesquisa para melhoramento das espécies de peixes de água doce com maior potencial de desenvolvimento na região. Queremos que nossas ideias se propaguem com os produtores e que essa troca promova um engrandecimento da atividade no meio rural”, falou a idealizadora do seminário, Janaina Veronezi Alberton.
Atualmente Santa Catarina ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de produção de peixes para consumo, com uma produção média de 36 toneladas. Na região das Encostas da Serra Geral, a produção chega a pouco mais de cinco toneladas ao ano o que representa em média, 14% da produção estadual. Esses dados apontam a importância deste seguimento agropecuário para economia regional. Uma grande oportunidade de negócios para o pequeno produtor rural.
“Se observarmos com atenção nossa geografia vamos perceber que os córregos e açudes estão muito próximos e as propriedades tem potencial para desenvolver este tipo de cultura, basta aproveitarmos nosso potencial”, destacou o reitor do Unibave, Elcio Willemann.
Colaboração: Ascom Unibave