Geral

Festa do Agricultor e Motorista começou nesta sexta

Neste primeiro dia serão eleitas a rainha e princesas da festa. Mais de 20 mil pessoas devem passar pelo evento

Está sendo realizada em Orleans, neste final de semana, a 13ª Festa do Agricultor e Motorista na comunidade de Brusque do Sul, localizada há 16 km do centro da cidade. O evento, promete ser uma das maiores festas do município, e começou nesta sexta-feira (20), quando deve aconteceu às 15h a abertura oficial com autoridades do município e região.

Um dos momentos mais esperado da festa aconteceu na noite desta sexta, quando será realizada a escolha da rainha e princesas do evento deste ano, com baile animado pelo Grupo Fogo de Chão. Foram 13 candidatas, de diferentes comunidades do município, que foram avaliadas pelo corpo de jurados, formado por pessoas de outras cidades.

No sábado (21), a festa continua a partir das 10h, com desfile de máquinas, missa campeira e almoço ao meio-dia. Já no período da tarde, vão ocorrer provas campeiras de laço, treino da primeira etapa da Copa Sul de MotoCross, chegada do desfile de caminhões com benção dos motoristas. Às 18h, começam as atrações musicais com show de Mateus Estevão e às 23h baile com o Grupo Minuano.

No domingo, último dia de festa, haverá missa festiva às 10h, show de violeiros e almoço festivo com porco a poruruca, com venda de ingressos antecipados. Na parte da tarde acontece às 13h prova da primeira etapa Copa Sul de MotoCross. Às 13h30min show com Henrique e Alexandro e às 16h soarê com Os Sócios.

No sábado e domingo haverá vôo de helicóptero com visita a Serra Geral e a Serra Furada, exposição de veículos leves e pesados, máquinas e equipamentos, exposição de gado leiteiro e de corte, exposição de produtos coloniais, trilhas para gaiolas, motos e jipes.

Os organizadores estimam que para a festa deste ano mais de 20 mil pessoas devem passar pelo evento, durante os três dias.

Tradição

A primeira Festa do Agricultor e Motorista aconteceu em julho de 1984, ano em que Orleans comemorou os 100 anos de colonização italiana. Deste então, foram realizadas 12 edições, em diferentes comunidades do município. A próxima festa deve acontecer em 2014, pois o evento é realizado a cada dois anos.

E quanto a comunidade que irá sediar a festa vai ser conhecida nesta sexta-feira, na escolha da rainha, já que evento sempre acontece na comunidade em que a candidata eleita representa.

Conheça as candidatas e as comunidades que cada uma representa:

[soliloquy id=”9517″]