“Foi incrível conhecer a beleza da área preservada na bacia do Rio Urussanga. Mas, infelizmente, fiquei assustada com uma boa parte do rio assim tão poluída”, disse impressionada a estudante Vitória Rodrigues Rezin, de 11 anos, durante uma saída a campo promovida pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga nesta segunda-feira, dia 27.
Por meio do projeto “Minha escola, meu rio”, alunos do 4º e 5º ano da escola João Sartor, de Treze de Maio, conheceram o trajeto entre a nascente e a foz do Rio Urussanga, observando o ecossistema através da orientação do geógrafo Rosemar De Nez e da bióloga Marília Biz e de um mapa ilustrativo da bacia. “Vocês conhecem alguma atividade econômica que não utilize água? Por isso é necessário pensar na forma correta de realizar as nossas ações visando à preservação dos recursos hídricos”, afirmou o geógrafo.
O conceito de bacia hidrográfica é um dos conteúdos aplicado em sala de aula. “A saída a campo foi excelente, pois reforçou o que os ossos alunos estão aprendendo na escola. No passeio percebemos a diferença nítida entre as áreas preservadas e degradadas e este ponto é importantíssimo, visto que nossa escola está localizada próxima ao Rio Urussanga e os estudantes convivem diariamente com esta realidade”, frisou a professora Edia Morona Burato.
A aluna Vitória Rodrigues Rezin pretende repassar aos amigos os ensinamentos adquiridos durante a saída a campo. “Aprendi várias coisas que sei que vou usar em minha vida. Não sabia que a economia afetava os rios. Vou passar estas informações para que as pessoas possam cuidar mais do meio ambiente. Também vou mudar minhas atitudes”, ressaltou.
Colaboração: Comunicação Comitê Rio Urussanga