Geral

Içara registra primeira morte por Gripe A

Este é o quarto óbito causado pelo vírus Influenza H1N1 na Amrec

Um homem de 48 anos, morador de Içara, estava internado há dez dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, em Criciúma. Na última segunda-feira, dia 9, por volta das 22h30min, ele faleceu. A causa da morte foram complicações decorrentes da contaminação pelo vírus Influenza H1N1, portanto, este foi o primeiro óbito registrado para o município de Içara em virtude da Gripe A.

De acordo com a gerente regional de saúde, Custódia Rodrigues da Costa, esta morte é a quarta com confirmação do vírus na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). "Temos o registro de um óbito por H1N1 em Treviso, dois em Criciúma e esse de Içara", observa.

Conscientização – A Secretaria de Estado da Saúde repassou à gerência regional de saúde o material de conscientização e prevenção contra a Gripe A fornecido pelo Ministério da Saúde. "São 30,8 mil cartazes que serão distribuídos nos 11 municípios da Amrec. Eles serão fixados no maior número de lugares públicos possíveis, como escolas e ônibus, onde há grande circulação de pessoas", revela Custódia. O material, intitulado de Como se proteger de doenças respiratórias, indica quais cuidados devem ser tomados ao tossir ou espirrar, por exemplo, além de orientar sobre o arejamento dos ambientes e a lavagem das mãos.

Engeplus