Geral

Diretor da Inova@SC abre maior evento da região em pesquisas tecnológicas na área de cerâmica e eletromecânica

O evento seguirá até o dia 13 de julho, das 14h às 19h, no Instituto e vai apresentar 22 trabalhos de pesquisa com foco na prática

O Instituto Maximiliano Gaidzinski (IMG) de Cocal do Sul abre suas portas para realizar um dos maiores eventos em pesquisa tecnológica da região: o 15º Seminário de Iniciação Tecnológica e Científica (SITC). O evento que vai reunir empresários, técnicos, estudantes e comunidade em geral será aberto nesta quarta-feira (11), às 19h,  pelo palestrante, diretor da Inova@SC, Luiz Antônio Alves de Oliveira que tratará sobre a importância inovação tecnológica nas empresas.

A Inova@SC é a entidade responsável por promover a inovação em todo o Estado de Santa Catarina.  Ela implementa, desenvolve e gerencia a Política de Inovação e Tecnologia do Estado, de forma a promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado. Com este objetivo, coordena um sistema de informações estratégicas, viabiliza ações estruturantes em prol da dinâmica de inovação tecnológica nas empresas e entidades catarinenses e intensifica a cooperação e a sinergia entre o Governo, Centros de Conhecimento (Universidades e Centros de Pesquisa), Empresas e Sociedade.

O evento seguirá até o dia 13 de julho, das 14h às 19h, no Instituto e vai apresentar 22 trabalhos de pesquisa com foco na prática. Treze trabalhos irão focar as pesquisas na área da cerâmica. Todos relacionados com a aplicação dos conteúdos em sala de aula. Os temas variam, entre eles pode-se destacar a prensagem, análise de decoração e esmaltação e o desenvolvimento do produto a partir do reaproveitamento de resíduos industriais. Para o coordenador dos trabalhos na área cerâmica, professor Msc. Maykon Cargnin “o público vai poder comprovar aplicação da teoria com a prática e a garantia do nível de conhecimento técnico dos alunos. Além disso, os profissionais poderão aproveitar as pesquisas para utilizar na vida prática”, destaca. 

A pesquisa faz parte do projeto de iniciação científica do Colégio Maximiliano Gaidzinski, CMG. Foram quatro meses de pesquisa na teoria e na prática para o desenvolvimento dos trabalhos pelos alunos dos cursos técnicos em cerâmica e eletromecânica.  

Eletromecânica vai apresentar nove trabalhos 

Nove trabalhos serão apresentados na área de eletromecânica pelos alunos do curso técnico.  As pesquisas envolvem o setor elétrico em relação a co-geração de energia térmica e elétrica, aquisição de sinais e dados para controle de temperatura, acionamentos elétricos para motores elétricos,  cortes e desenho técnico, normas e técnicas para aterramento de redes elétricas e pára-raios,  bem como, no setor metalmecânico, como: materiais metálicos e não metálicos e seus tratamentos,  o uso dos lubrificantes e suas propriedades nas máquinas e equipamentos e funcionamento lógico de máquinas e equipamentos.

Para o coordenador dos trabalhos, professor Msc. Reginaldo Tassi “será um evento importante tanto para público quanto para os alunos que se empenharam durante quatro meses desenvolvendo na teoria e na prática os trabalhos de grande relevância para o desenvolvimento do setor. Alguns trabalhos poderão ser aplicados na prática”, destaca.  

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt