Mais uma edição do curso de formação continuada para os professores da educação infantil de Laguna foi realizado nessa terça-feira, no auditório do Centro Cultural Santo Antônio.
O tema desta vez foi o ensino da matemática, através das cantigas e jogos. A assessora pedagógica da editora Positivo, Silvia Pandini, apresentou novos exemplos de brincadeiras para o incentivo aos números e formas para 230 educadores vinculados ao Departamento Infantil.
Desde o início do ano, os alunos dos centros de educação infantil receberam apostilas do Sistema Positivo, adotado pela Secretaria de Educação para auxiliar no processo de ensino aprendizagem.
Os professores receberam livros, com exemplos de técnicas pedagógicas para os exercícios apresentados nas apostilas para as crianças. No decorrer dos meses, estes professores vêm recebendo formação continuada para o aprendizado, troca de experiências e consultas com assessoria pedagógica do Sistema Positivo.
Alunos de 0 a 5 anos estão envolvidos no processo. A intenção, de acordo com a técnica do Departamento Infantil Simone Belmiro, é contribuir com as relações de aprendizado entre professor e aluno.
A Educação Infantil, de acordo com a proposta pedagógica municipal, é uma concepção do desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive.
Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.