Política

Nova eleição em urna que apresentou defeito em Içara pode ser realizada

Candidato Dóia Guglielmi não foi eleito por 37 votos e recorre ao caso. Reunião no TRE tratará do assunto

Foto: Daiane da Silva/PortalSatc.com

Foto: Daiane da Silva/PortalSatc.com

Os desdobramentos em relação ao defeito apresentado em uma urna eletrônica na seção de número 458 do colégio Tranquilo Pissete no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara, ainda não estão definidos. Na ocasião, 287 votos daquele equipamento foram perdidos após algumas tentativas de conserto em uma placa de registro. O problema foi constatado por volta das 15 horas e os votos passaram a ser computados em cédulas de papel.

Foram 43 votos manuais no total. A não computação dos quase 300 votos pode ter comprometido a campanha do deputado estadual candidato à reeleição, Dóia Guglielmi. Isso porque faltaram 37 votos para que o candidato se elegesse, tendo em vista que Içara é o reduto eleitoral de Guglielmi.

Segundo o advogado do candidato, Willian Garcia da Silveira, ainda não há uma definição confirmada do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) daquilo que será feito. Na noite desta segunda-feira, segundo o site Engeplus, juízes do TRE se reunirão para tratar do assunto. De acordo com o advogado, tudo indica que haverá uma nova eleição naquela urna, onde todos os eleitores terão que comparecer e votar nos cinco candidatos novamente (deputado estadual e federal, senador, governador e presidente).

“Vamos recorrer ao caso, o Dóia está no direito dele. Após a apuração dos votos, inclusive, algumas pessoas que votaram no candidato naquela urna estiveram na frente do Cartório Eleitoral de Içara como forma de protesto. Em resumo, ainda não está nada definido, mas tudo indica uma nova eleição”, comenta. 

Em entrevista ao PortalSatc.com o chefe de cartório de Içara, Marcos Antonio Moraes, disse que todas as possibilidades que competem a zona eleitoral foram realizadas, inclusive, um técnico especializado de Florianópolis se deslocou para a cidade, mas não conseguiu recuperar as informações da urna. 

Conforme Silveira, o candidato voltou ao ritmo de trabalho nesta segunda-feira. Depois do período de campanha eleitoral, Guglielmi retornou ao posto de deputado após ter se licenciado por causa da campanha.