Segurança

Operação Osíris é deflagrada para prender traficantes na região

Cerca de 100 policiais, 30 viaturas e um helicóptero estiveram envolvidos na operação

As Polícias Civis da região juntamente com a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) realizaram na manhã desta terça-feira (10) uma operação de combate ao tráfico de drogas em municípios da região. A operação batizada de Osiris, signifcando ousadia, iniciou às 5 horas desta manhã.

A polícia cumpriu 23 mandatos de prisão somente na manhã de hoje, sendo que cinco pessoas já haviam sido presas em flagrante anteriormente, durante o período de investigação.  Os envolvidos são dos municípios de Orleans, Lauro Müller, São Ludgero, Criciúma, Içara e Balneário Rincão. Sendo que em Lauro Müller quatro pessoas, todas ligadas ao tráfico de drogas, foram presas, um deles, conhecido por “Nariz”, e que era muito procurado pela polícia em toda Região Sul.

A operação, encerrada com sucesso, foi comandada pelo delegado da delegacia de polícia de Orleans, Ulisses Gabriel. O delegado de polícia de Lauro Müller, Ivaldo Gregório Inácio, as Delegacias de Investigação Criminal (DIC's) de Criciúma, Tubarão, Araranguá, Lages e São Joaquim, mais a Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF) também colaboram com a operação.

Cerca de 100 policiais, 30 viaturas e um helicóptero estiveram envolvidos na operação.

Segundo a polícia, o grupo era responsável por fornecer drogas a vários municípios da Região Sul. “O grande fornecedor do grupo é um homem de 46 anos. Ele era responsável pela venda de três quilos de drogas por mês na região. O grupo tinha vários braços, em vários pontos da região. Enquanto uns recebiam a droga, outros vendiam”, explicou o delegado Ulisses.

Conforme matéria publicada pelo portal Engeplus, os 23 presos vão ficar 30 dias em prisão temporária, sendo que o tempo de reclusão pode ser prorrogado. De acordo com Gabriel, a apreensão pode refletir no número de ocorrências nos próximos meses. “Com as prisões, a tendência é que os casos envolvendo drogas diminuam, o que já vem ocorrendo em 2011 a 2012. Não tivemos nenhum número de homicídios em Orleans, isso é o resultado do combate as drogas”, pontua o delegado.

Conforme o diretor de Deic, Laurito Akira Sato, o apoio programado à delegacia de Orleans foi executado sem nenhum problema. “Auxiliamos com 10 viaturas e 40 policias, além de um helicóptero. Operações deste tipo vão se estender para outros municípios do Estado”, adianta Sato.

De acordo com Ulisses, dos envolvidos, dois deles podem ser os mesmos que explodiram dois caixas eletrônicos no Centro em Orleans, no dia 14 de maio. “Pelas características físicas, dois desses 23 presos hoje podem ter sido os autores do crime que ocorreu na cidade há mais de dois meses”, revela.

O chefe do grupo foi apreendido no balneário Barra Velha, Içara, sendo que o chefe também tinha residência em Lauro Müller. Na casa do chefe do grupo, foram apreendidos cerca de meio quilo de drogas. O delegado de Lauro Müller, Gregório Inácio, considera uma grande quantia. “Imagina um torrão desses divididos em vários pedaços e comercializados a R$ 10 cada”, indaga. O delegado confirma o sucesso da operação. “Havia denúncias, o delegado Ulisses tomou frente e executou um excelente trabalho. Temos que agradecer também a todos os policias que auxiliaram nesta operação”.

[soliloquy id=”9064″]