Política

Projeto Câmara Mirim será retomado em Araranguá

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cada vez mais os jovens participam de debates e se interessam pela situação do país. Estimulando esse contato da juventude com os diferentes Poderes e aproximando os adolescentes do Legislativo, a Câmara Municipal retomará em breve a realização do Projeto Câmara Mirim, que estimula a participação e o interesse nas importantes questões referentes ao município, tais como a realização de obras e melhorias.

A ação permite que os estudantes entre 12 e 15 anos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino atuem como vereadores por um ano, realizando sessões e apresentando projetos para a comunidade. Os jovens serão escolhidos por meio de eleições nas instituições de ensino. As escolas interessadas em participar poderão em breve realizar o credenciamento na Câmara de Vereadores.

O Chefe do Legislativo, Ozair da Silva, o Banha (PT), destaca a retomada da iniciativa com grande entusiasmo. “A expectativa é positiva, é grande, pois a Câmara Mirim foi um projeto desenvolvido por alguns anos e é importante porque possibilita que os vereadores mirins conheçam melhor a política e como funciona o Legislativo. Os estudantes terão que fazer as sessões, encaminhar propostas e discutir projetos de lei. A intenção é deixar um funcionário encarregado da atividade, para que, independentemente da Mesa Diretora ou da Presidência do Legislativo, o projeto continue a ser realizado”, explicou Banha.

Sobre o Projeto

A primeira edição da iniciativa, originada no Projeto de Lei No 17/2011, denominado “Vereador Mirim a Câmara vai à Escola”, de autoria do vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação, Eduardo Merêncio (Chico), teve início em 2011. 

Colaboração: Vanessa Irizaga