Educação

Brinquedos antigos são destaque em exposição do Museu da Infância

Com a chegada dos jogos eletrônicos, as pipas, petecas e bonecas de pano foram deixadas de lado. Para resgatar a magia do brinquedo antigo, o Museu da Infância lançou hoje (22/09), a exposição “Movimentos Criativos”, alusiva à 8ª Primavera dos Museus. A mostra ocorre até 10 de novembro.

Segundo a assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, a exposição alegra o ambiente acadêmico e resgata as brincadeiras antigas como forma de reflexão. “É um bom momento para pensarmos em nossos valores e prestar atenção nas atitudes de nosso cotidiano”, comenta.

A coordenadora do Museu da Infância, Edina Baumer, agradeceu às bolsistas envolvidas na ação. “Se não fossem as meninas que se envolveram durante todo o processo de realização do projeto, ele não teria acontecido”.

Saiba mais

Da confecção dos brinquedos participaram 60 idosos e crianças do Colégio Unesc e da escola Sossego da Mamãe, de Nova Veneza. A ação foi realizada em parceria de três projetos, o institucional “Museu da Infância” e os de extensão: “Filosofia vai à 3ª Idade” e “O museu na escola”. Destes encontros foram confeccionados os brinquedos utilizados na exposição.

8ª Primavera dos Museus

Segundo Edina, a junção dos três projetos permite trabalhar a temática “Escutando idosos e falando para as crianças”, presente na 8ª Primavera dos Museus, evento que ocorre de 22 a 28 de setembro em várias instituições de todo Brasil. A semana é uma iniciativa do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e em 2014 a programação tem como tema “Museus Criativos”.

Colaboração: Mayra Lima

[soliloquy id=”88403″]