A vacinação em massa da população contra a gripe A foi um dos principais assuntos que pautou a reunião
Durante a sessão ordinária dos vereadores de Orleans esta semana, um dos assuntos mais debatidos foi a gripe A. Os Edis sugeriram ao Executivo orleanense que ofereça de graça à população a vacina contra a gripe H1N1.
O debate começou pela vereadora Berenice Bernardo Durante “Nice” (PP) que teve aprovadas três indicações verbais. A primeira para que a Secretaria Municipal de Saúde coloque a disposição da população uma sala específica e equipada para a realização de vacinas. De acordo com a vereadora, o Executivo Municipal alega que as vacinas da gripe A (H1N1) não estão sendo oferecidas gratuitamente à população, em razão da falta desta sala. Porém, Nice alerta que, em Urussanga a Prefeitura vai vacinar toda população daquele município.
O segundo pedido ao Executivo Orleanense é para providenciar a mudança do leito da estrada de Seis Marias, no local onde há uma curva bastante acentuada que vêm provocando muitos acidentes, alguns até graves. Segundo a vereadora o departamento de obras da prefeitura já tem conhecimento do problema.
A terceira indicação pede que a prefeitura providencie a reforma de uma escola abandonada na comunidade de Palmeira Alta, para que os moradores possam utilizar o espaço para reuniões e encontros de clubes de mães. Todas as proposições da vereadora Nice, receberam o apoio dos demais Edis e foram aprovadas.
Suzelei Brighente Padilha “Léla” (PSDB) foi solidária a indicação verbal da vereadora Nice para a instalação de uma sala de vacinas. Léla destacou que se não der para atender a toda população orleanense, ao menos sejam atendidas as pessoas carentes, para que possam ter a vacina H1N1 disponível para suas famílias.
Agradeceu a lombada feita na entrada do loteamento São Jerônimo, embora o pedido tivesse sido para a construção de um trevo de acesso aquele loteamento. Pediu mais uma vez providências do Executivo Municipal para solucionar o problema de alagamento no bairro São Jerônimo. “Não é admissível que um loteamento que fica praticamente as portas da cidade esteja naquela situação. Sabemos que o custo para executar a obra é alto, mas é preciso resolver o problema que há anos afeta aqueles moradores”, ressaltou a vereadora.
Antes de Léla concluir sua fala, o vereador Osvaldo Cruzetta “Vá” (PP) em aparte aos vereadores para apoiarem a indicação da vereadora Nice para instalação de uma sala de vacinas e que a Prefeitura e Secretaria de Saúde de Orleans distribuam gratuitamente a vacina H1N1 à toda população.
O presidente da Casa, Antônio Dias André “Geada” (PMDB) considerou importante e louvável a indicação da vereadora Nice, porém falou da importância de se observar sobre a legalidade de se oferecer a vacina H1N1 gratuitamente pelo executivo, uma vez que estamos em pleito eleitoral. Registrou que apóia a causa e que está de acordo com as indicações verbais feitas pela vereadora.
Por fim, afirmou que está muito preocupado com a ponte próximo ao Samae, que vem oferecendo um perigo muito grande às pessoas que por lá passam. “É necessário que seja tomada uma medida ao menos paliativa, para garantir a segurança daqueles que trafegam diariamente naquele local”, ressaltou o presidente Geada.
Ordem do dia
Foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 004/2012, que Nomina como Rua
Alfredo Berger a Rua Projetada Nº 187, com início na Estrada Geral Seis Marias e término em propriedade particular, localizada no Bairro Otávio Dalazen.
Colaboração: Izabel Cristina Durante Lunardi