O número crescente de casos aumenta a preocupação da Secretaria Estadual de Saúde
O número de pessoas vitimas do vírus H1N1 aumentou em Santa Catarina. Conforme matéria divulgada pela Rádio Guarujá de Orleans, até o momento 45 pessoas morreram e 534 são casos confirmados e estão em tratamento. O número crescente de casos aumenta a preocupação da Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com a coordenadora da regional de saúde em Tubarão Janete Zandomênico, chegou mais doses da vacina para a região, mas apenas para pacientes crônicos.
“Chegou mais seis mil doses de vacina para região, porque a gerente estadual esteve no ministério de saúde e levou os dados epidemiológicos, onde mostram que os casos de H1N1 ocorreram de forma mais grave nos pacientes com doenças crônicas”, afirma à coordenadora.
A coordenadora afirmou que essas doses são para pacientes crônicos, por isso, na hora da vacina o paciente tem que levar um comprovante. “Os pacientes crônicos devem comparecer na sala de vacina levando uma receita médica, ou um exame comprovando ser doente crônico, porque essas seis mil doses que vieram para os 14 municípios é somente para pacientes crônicos”.
Os 14 municípios que compreendem a 20ª Regional, são: Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Treze de Maio, Sangão, Braço do Norte, Grão Pará, Armazém, Santa Rosa de Lima, São Martinho e São Ludgero.
De acordo ainda com a coordenadora, estas seis mil doses são suficientes para atender todos os municípios da 20ª regional da SDR.
Segundo ela, na segunda-feira foi feito ligações para os 14 municípios e conversado com as enfermeiras responsáveis pela imunização perguntando quantas doses o município precisaria para finalizar, então cada município solicitou o quantitativo necessário para terminar de vacinar os pacientes crônicos.
Na região da AMREC onde os municípios de Orleans e Lauro Muller pertencem mais doses para os pacientes crônicos também chegaram. A técnica responsável pela H1N1 Custodia Rodrigues, ressalta que mais dez mil doses para serão distribuídas nos 11 municípios da AMREC.
Colaboração: Thaise Vieira