Com o objetivo de resgatar as origens históricas dos tropeiros e homenagear a Semana Farroupilha (14 a 20 de setembro), 22 cavaleiros participam neste fim de semana, de uma cavalgada na antiga “Trilha dos Tropeiros”, no Cabo Aéreo, costão da Serra do Rio Rastro, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.
A cavalgada teve início na manhã deste sábado, às 8h. O grupo partiu da localidade de Cabo Aéreo, com destino a Fazenda Jorge Rodrigues Borges, nos campos de Bom Jardim da Serra, onde os participantes irão pernoitar. No domingo os cavaleiros farão o mesmo trajeto de volta e serão recepcionados com um almoço no salão de festas de Cabo Aéreo.
Para Daniel Carboni, de 25 anos, que veio de Joinville só para participar da cavalgada, o momento é único. “Eu gosto muito de cavalgada e não podia perder essa, ainda mais pelo seu significado e pelo trajeto. Fazer o mesmo caminho que os antigos tropeiros faziam quando desciam a serra para fazer negócios no litoral sul é uma experiência que vou levar comigo para o resto da minha vida”, conta o jovem cavaleiro, natural de Lauro Müller, mas que há 12 anos está morando em Joinville.
Segundo o coordenador do evento, Dilvo Proinelli, a trilha estava fechada desde 1962. Ela liga o litoral a Bom Jardim da Serra e foi reaberta pelos trabalhos do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Serra do Rio do Rastro, de Lauro Müller. “É uma história da cidade que ficou muito tempo abandonada. É gratificante estar resgatando a trilha, até para quem não conhece ter acesso a ela”, explica Proinelli.
[soliloquy id=”86779″]