Geral

Vacinas irregularmente aplicadas são analisadas

Em dois estabelecimentos, foram apreendidas 95 doses

Além de autuar uma farmácia  que distribuía doses da vacina contra a Gripe A em Armazém, as fiscais da 36ª gerência de saúde, em Braço do Norte, realizaram a fiscalização também em um laboratório da cidade.

Ao todo, nestes dois estabelecimentos, foram apreendidas 95 doses. E levadas ao posto de saúde de Armazém, onde serão analisadas.

As vacinas foram compradas de um laboratório, e estavam acondicionadas de maneira correta. “Foram distribuídas 1,5 mil doses na cidade”, afirma a gerente Débora Coan Marcelino.

Na noite de sexta-feira, uma fila formou-se na porta da farmácia. As pessoas buscavam a devolução do dinheiro, pago antecipadamente para receber a dose contra a Gripe A.

Os moradores eram imunizados por R$ 35,00, enquanto nos lugares credenciados a dose é aplicada por R$ 50,00 ou mais. “Este caso não é único. No estado, muita gente está aplicando sem autorização. É importante lembrar que a vacina não é aplicada em farmácias e drogarias”, explica Débora.

Mesmo com a dose aplicada, as pessoas não podem esquecer das precauções para evitar a proliferação do vírus. Ontem, em Braço do Norte, foi confirmado mais um caso de pessoa infectada. Ela está internada no Hospital Santa Teresinha, mas passa bem.

Na região de Tubarão, ainda há outros seis casos suspeitos nos hospitais. O número de mortes continua em três – dois em Tubarão e um em Capivari de Baixo.

Notisul