Decisão foi anunciada nesta segunda-feira pelo prefeito Luiz Carlos Zen, após a confirmação de dois casos no município
A confirmação de dois casos de Gripe A, por consequência do vírus H1N1, em Urussanga, motivou a Administração Pública Municipal a tomar medidas emergenciais e preventivas. O prefeito Luiz Carlos Zen anunciou, durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 25, no Paço Municipal Lydio De Brida, a vacinação em massa de toda a população urussanguense, a partir da segunda quinzena de julho. “Num primeiro momento, serão disponibilizadas cinco mil doses, mas a intenção é imunizar toda a população”, ressaltou Zen. O investimento na compra das vacinas será de aproximadamente R$ 100 mil com recursos próprios da Prefeitura Municipal.
“Esta decisão de comprar as vacinas abrange toda a população, pois grande parte não teria condições financeiras para fazer a imunização”, destacou o prefeito. Segundo ele, o pedido já foi feito ao laboratório responsável – é o único que fornece para o Ministério da Saúde – mas a previsão é que as doses sejam entregues na segunda quinzena de julho. “O laboratório não consegue suprir a demanda e acaba tendo que importar as vacinas. Porém, a reserva para Urussanga está confirmada. A importação está acontecendo e será disponibilizada no próximo mês. Atualmente, não há vacinas para quaisquer entidades”, informa Zen.
Com relação à vacinação, o atendimento será realizado em cada Estratégia de Saúde (ESF) do município. “Serão disponibilizadas doses para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), para que não corramos o risco de pessoas de outros municípios também tentarem se vacinar e também para que cada posto tenha controle da vacinação de sua abrangência”, destaca o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Urussanga, enfermeiro Tadeu Ouriques Branco. Segundo ele, a vacinação continua em doentes crônicos.
Conforme o coordenador, o vírus H1N1 está circulante nessa região, pois o maior número de casos da Gripe A é em Santa Catarina. “De todos os casos investigados em Urussanga, temos cinco negativos e dois positivos”, disse. Desde o final do mês de maio, todas as UBS do município possuem a medicação Tamiflu e foi feito um treinamento com o médico infectologista da Secretaria de Saúde para os médicos e enfermeiros, explicou a secretária de Saúde, Mabel Possamai.
Ação macro
Cartazes, folders e palestras informativas serão outras ações de prevenção que a Secretaria de Saúde colocará em prática. Urussanga é o primeiro município do Estado a tomar a decisão da vacinação em massa. “Estamos preocupados com o que poderá acontecer e a intenção é vacinar de 13 a 15 mil pessoas no total, visto que muitos já foram vacinados durante a campanha do Ministério da Saúde. Penso que cada municipalidade deve tomar suas medidas de emergência”, enfatizou o prefeito Zen.
Horário de atendimento será estendido no Cresbe
A partir de hoje, 25, o atendimento no Centro de Referência em Saúde do Bairro Estação (Cresbe) será estendido até às 22 horas nos próximos 15 dias. “Toda a equipe médica e de enfermeiros estará atendendo casos suspeitos de gripe. O ideal é que as pessoas procurem o Cresbe para acompanhamento e não o hospital”, salientou o prefeito Zen. As oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão funcionando normalmente, das 8 às 17 horas, inclusive o Cresbe. Porém, de acordo com a secretária de Saúde, Mabel Possamai, o atendimento será estendido entre 17 e 22 horas no Cresbe, para atender pessoas com algum sintoma de gripe. “Vamos atender especificamente quem quiser se consultar a respeito da gripe. Técnicos estarão à disposição da população para também termos maior controle da situação”, afirma.
A secretária lembra a população que o primeiro passo para a prevenção é a higiene correta. “Lavar bem as mãos, utilizar álcool em gel e procurar deixar os ambientes ventilados são as ações mais importantes. A Secretaria de Saúde enfatiza que a vacinação em massa ocorrerá para evitar os casos este ano e prevenir para o ano que vem”, destacou.
Sobre os casos confirmados
De acordo com a secretária de Saúde de Urussanga, os dois casos de Gripe A confirmados no município já foram medicados e não correm mais riscos. “Foram dois casos extremos, que não se ligam diretamente, nem com relação à faixa etária de contato e nem a localização dos pacientes”, observou Mabel Possamai.