Política

Alegria e emoção marcam lançamento da campanha de Valmir Comin

Cerca de 1.500 pessoas prestigiaram a arrancada para a reeleição

Foto: Kênia Pacheco

Foto: Kênia Pacheco

O ritmo forte do samba, que embala a música de campanha, deu o tom da alegria no lançamento da candidatura à reeleição do deputado estadual Valmir Comin (PP) à Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Cerca de 1.500 pessoas prestigiaram o evento, na tarde deste domingo, em Criciúma.

Emocionado, Comin começou agradecendo aos pais Natalino e Maria, saudando os irmãos, a mulher Michele e os filhos Ana Paula, Diego e Pedro. Para o deputado, aos 53 anos, atuar na política é uma missão. À militância, conclamou o engajamento na campanha. "Estamos em contagem regressiva, todos nós simbolizamos o efeito multiplicador", assegurou.

O parlamentar defendeu a saúde e a educação como prioridades. "A educação é a única coisa que um pai e uma mãe podem deixar como herança. Conheci pessoas que herdaram fortunas, mas por falta de conhecimento perderam tudo", comentou. Para Comin, é preciso fazer mais pela população catarinense. "Precisamos fazer a verdadeira descentralização, da saúde de alta complexidade em todas as regiões, da educação em tempo integral", projetou.

Lideranças regionais e estaduais prestigiaram o lançamento da candidatura. Para o presidente estadual, deputado federal João Pizzolatti (PP), a região Sul sabe valorizar seus representantes pois dão retorno. "Valmir Comin é um dos maiores deputados que já passaram pela Assembleia Legislativa. É um político de resultados, não só representando como também trazendo obras e ações para a nossa gente", assegurou.

Também em busca da reeleição, o deputado federal Jorge Boeira (PP) agradeceu a acolhida no Partido Progressista e reforçou o pedido de empenho na campanha. "Tenho um sentimento de gratidão ao Joares Ponticelli. Ele tinha uma eleição encaminhada, mas abriu espaço, pelo fortalecimento do partido. Contem comigo, eu vim para ficar", assegurou.

Laços pessoais e políticos unem Comin e o deputado estadual e candidato a vice-governador Joares Ponticelli (PP). "Tenho o prazer de conviver com Comin há 16 anos. Disputamos voto a voto, muitas vezes um atravessando a fronteira do outro. Mas, depois que as campanhas acabam, sempre recolhemos as bandeiras e trabalhamos pelas pessoas. Por isso, ele me confiou a honra de batizar o filho Pedro, o que para mim é muito significativo", assegurou.

Lideranças da Grande Florianópolis e do Oeste catarinense se uniram a representantes de diversas partes do Estado, especialmente das regiões de Criciúma, Araranguá e Tubarão. O prefeito de Capivari de Baixo Moacir Rabelo (PP) enalteceu o empenho dos representantes progressistas. "Nós de Capivari temos a certeza de que Ponticelli, Boeira e Comin representam a mudança", assegurou. "Nossos candidatos estão aqui, temos que ir para a rua e trabalhar", conclamou o prefeito de Forquilhinha Lei Alexandre (PP).

Durante o evento, a memória do ex-governador Eduardo Campos (PSB) foi reverenciada em um momento especial, por uma salva de palmas. Contudo, a maior homenagem foi prestada por Comin. "O meu candidato à Presidência da República era o Eduardo Campos, vou confessar isso para vocês. Mas hoje, é Aécio Neves. Vamos mudar lá, vamos mudar aqui", conclamou.

Empenho na campanha de Bauer e Ponticelli

O lançamento da candidatura à reeleição do deputado estadual Valmir Comin (PP) também motivou o engajamento à candidatura de Paulo Bauer (PSDB) e Joares Ponticelli (PP) ao governo do Estado e Paulo Bornhausen (PSB) ao Senado. Para as lideranças, é fundamental que a campanha seja abraçada.

O tema foi provocado pelo presidente estadual, deputado federal João Pizzolatti (PP). "Se o PP abraçar de fato a candidatura de Paulo Bauer, nós vamos para o segundo turno. Historicamente nós temos entre 25% e 30% dos votos de Santa Catarina. Vamos trabalhar para viabilizar o segundo turno. Santa Catarina precisa de mais", assegurou. Pizzolatti também enalteceu a importância dos deputados estaduais do PP, dos quais Comin é o líder de bancada. "O apoio do governo do Estado aos prefeitos é uma conquista da bancada na Assembleia Legislativa", avaliou.

O deputado estadual e candidato à vice-governador Joares Ponticelli, avaliou que o engajamento e o empenho da militância são fundamentais. "Esta eleição está ao nosso alcance. Existe um sentimento de mudança. O governador [Raimundo Colombo] apoia a presidente [Dilma Rousseff] que o povo não quer mais", determinou. "Faltam sete semanas até as eleições. Peço a todos suor, trabalho e empenho de todos", completou Ponticelli. É o espírito do prefeito de Forquilhinha Lei Alexandre (PP). "Nós fomos deixados na estrada, mas quem é deixado na estrada ainda tem muita perna para andar", convidou Lei.

Colaboração: Kênia Pacheco