Partindo de uma frase do livro de Augusto Cury “O Futuro da Humanidade”, quero refletir sobre as lições profundas, pontuais e inesquecíveis que ele nos traz. O autor nos mostra que a vida é o maior de todos os livros, mas é preciso que saibamos entender as entrelinhas, isto é, descobrir o que as palavras querem nos dizer, mas não o dizem claramente.
O homem destrói o ser humano à medida que perde a capacidade de acreditar no seu próximo, dominando pela posse e não pela sabedoria.
As pessoas não creem no futuro, a tecnologia tornou o homem insensível e a ganância é o maior dos males que destruirá todas as gerações. É urgente que os educadores, os políticos, os pais, elaborem novas criaturas, novos seres humanos, uma geração apaixonada pelo futuro.
Os jovens querem que alguém desperte neles a paixão pela vida. Não acreditam em mais nada, porque o mundo que os cerca não lhes dá a esperança que precisam.
O orgulho, a ganância, a falta de ética, de valores que permeiam a sociedade atual agravam mais a situação do mundo. Contudo, é preciso acreditar na possibilidade de resgatar a paixão pela vida. Mas como fazê-lo? Existem três maneiras para que isso aconteça:
> Tendo uma sadia relação com a vida: O ser humano que não se apaixona pela vida, não está vivo. Quem não se apaixona por si, não ama ninguém, não tem nada para dar. Apaixonar-se por si é viver em harmonia com o próximo respeitando-o em todos os sentidos,
> Tendo uma sadia relação com o outro: Nenhum ser humano é igual ao outro, mas todos têm os mesmos direitos e deveres que devem respeitados. Ter sensibilidade e respeitar as individualidades é uma forma de levar uma esperança para a geração do futuro.
> Tendo uma sadia relação de crença: É preciso acreditar que existe uma força maior no universo que nos impulsiona na busca da felicidade. Deus é um só e cada um acredita nele da forma que lhe traz a certeza da presença Dele. Assim, devemos respeitar o pensamento de cada um. O importante é ter certeza que Ele está acima de todas as coisas e quer o bem de todas as criaturas.
É tão fácil ser feliz e fazer os outros felizes. Depende de cada um!