Geral

Imbituba completa 54 anos de emancipação

Capital Nacional da Baleia Franca se destaca pela beleza das praias

O nome Imbituba tem origem do termo indígena “Embetuba”, que significa região com imensa quantidade de imbé, uma espécie de cipó escuro-roxo, muito resistente. Até no nome o município, que completa hoje 54 anos de emancipação político-administrativa, lembra a natureza. A cidade é famosa pelas belas praias e por ser a Capital Nacional da Baleia Franca. É internacionalmente reconhecida por ter uma das baías mais belas do mundo, citada até em publicações internacionais.

A segunda emancipação de Imbituba ocorreu em 1958, quando o município se chamava Henrique Lage. Mas a história da cidade remonta ao século 17. Em 1622, chegaram à região, hoje chamada de Vila Nova, os padres missionários Antônio Araújo e Pedro da Mota, vindos do Colégio do Rio de Janeiro. A missão do grupo era catequisar os índios carijós que viviam na região. Dois anos depois os padres seguem para Laguna.

Após 50 anos, algumas famílias chegaram à região da Vila Nova. As tentativas de formação de um povoado com base na agricultura de cereais não dão certo. A povoação efetiva inicia somente em 1715, já que a área era propícia para a pesca, inclusive para a formação de uma armação baleeira. A colonização iniciou por vicentinos. Após 1720, começam a chegar os primeiros casais açorianos.

Em 1747 foi construída uma capela em Vila Nova em homenagem a Santa Ana. Dois anos depois começaram a chegar novas levas de açorianos e também madeirenses. Os primeiros colonizadores se dedicavam à pesca e também à agricultura, esta última muito mais para a subsistência.

Emancipação – Imbituba foi emancipada duas vezes. Se tornou município pela primeira vez em 30 de agosto de 1923. O primeiro prefeito foi o engenheiro Álvaro Monteiro de Barros Catão. Contudo, um decreto do governo provisório do Sul do Estado determinou que Imbituba voltasse a fazer parte de Laguna. Em 1949, a Assembleia Legislativa mudou o nome da cidade para “Henrique Lage”, em homenagem ao empresário que foi um dos incentivadores do Porto de Imbituba e fundador da Indústria Cerâmica Imbituba (Icisa). A segunda emancipação ocorreu em 1958. Um ano mais tarde, a cidade voltava a seu nome original.

Atividades especiais celebram aniversário

IMBITUBA – Hoje é uma data especial para os imbitubenses. O município completa 54 anos de emancipação política. Uma série de atividades especiais iniciou no último dia 31 para celebrar a data tão especial.

Para hoje, está programada uma missa da saúde, em ação de graças ao 54º aniversário do município, na Igreja Matriz de Imbituba, às 15 horas. A partir das 20 horas será realizada uma sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores no Imbituba Atlético Clube. Serão entregues títulos de Cidadão Honorário de Imbituba, medalhas de Honra ao Mérito Municipal pelo Poder Legislativo, Medalha de Honra ao Mérito Municipal aos funcionários que completaram 25 de serviço público, Honraria de Medalha Henrique Lage pelo Poder Executivo. Este ano, o homenageado é o radialista Manoel Martins.

No sábado será realizado o 1º Encontro de Gestão de Negócios, no Imbituba Praia Hotel, a partir das 8h30. No mesmo dia, às 19h30, ocorre o Imbituba Fight, no Ginásio de Esportes Olivar Francisco. Atletas de seis Estados devem participar do evento de Mixed Martial Arts. (MMA)

No próximo dia 30 será realizado Festival da Tainha com Farinha, na sede do Conselho Comunitário de Ibiraquera. Às 10h30 ocorre uma competição de Muay Thai, no Ginásio de Esportes Olivar Francisco. Ontem foi realizado o show nacional de teatro com Paulinho Mixaria.

Diário do Sul