Evento aconteceu na Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma
O primeiro passo para a profissionalização dos guias de turismo da região foi dado na noite desta segunda-feira, quando convidados foram recebidos na Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma, pela Satc, para um jantar dentro da mina no lançamento do curso técnico de Guia de Turismo.
Essa foi uma das formas que a coordenação do curso encontrou de chamar a atenção para o início de um processo de mudança de cultura que o curso técnico pretende fazer. “Temos um grande potencial turístico na região inteira e não é bem aproveitado. Por duas oportunidades tivemos um curso técnico e outro superior que fecharam. Queremos formar uma cadeia em torno da profissão, possibilitar durante o curso, inclusive, que os alunos prestem consultorias nas empresas. O curso técnico em Guia de Turismo terá um enfoque empreendedor também”, ressalta o coordenado do curso técnico, Ari Azambuja de Oliveira, que já estuda a possibilidade de um curso técnico em Tubarão.
Na grade de disciplinas, está desde Geografia e História até Gestão de Agência de Viagem, Ecoturismo, Políticas de Turismo Hoteleiro e Gastronômico. Os cursos acontecem em Criciúma e Orleans, com 25 vagas cada turma. As matrículas estão abertas.
Ainda na noite desta segunda-feira, a Satc lançou a revista Fase e o Museu do Carvão (composto pela mina de visitação, pelo Cedric – um centro de documentação sediado na Satc – e o acervo da história do carvão, também na instituição). “A revista tem como tema a ética e a competência na educação e na vida. Isso é o que os empresários buscam na nossa escola. Muitos dos entrevistados que estão na revista foram nossos alunos. A revista traz entrevistas de cunho científico da região e fora da região”, explica o diretor da Edutec, João Luiz Novelli.
Em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma, a Satc administra a mina de visitação.
Engeplus – Ana Paula Cardoso
[soliloquy id=”7810″]