Os alunos da escola Adolfo Back, do Bairro Jardim União, de Criciúma, deram aum toque especial ao ambiente escolar nas últimas semanas, plantando mudas de flores no pátio da instituição. A atividade faz parte do projeto de extensão “Ambiente e Cidadania: Educação Ambiental nas Escolas”, uma das ações propostas pelo Programa Território Paulo Freire da Unesc.
O programa é um elo entre a Universidade e a comunidade por meio da extensão e realizado em parceria com lideranças da Região da Grande Santa Luzia e com a UABC (União de Bairros de Criciúma), lançado oficialmente em junho. O Território Paulo Freire desenvolve 16 projetos com a participação de mais de 40 alunos e 30 professores.
As atividades do projeto na escola Adolfo Back são realizadas no período da tarde e contam com a participação de aproximadamente 12 alunos do Ensino Fundamental. Após as férias de julho, os estudantes poderão ver o resultado da iniciativa. “É importante proporcionar aos alunos um ambiente melhor para estudar. A escola não possuía nenhum tipo de vegetação, somente floreiras vazias”, conta a acadêmica da Unesc que participa do projeto de extensão, Julia Dajori.
As mudas e a terra utilizadas para o plantio na escola, foram doadas pelo horto da Famcri (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Criciúma) e pelo Horto Florestal da Unesc. O projeto foi realizado por Julia do curso de Engenharia Ambiental e Janaína Pedroso do curso de Ciências Biológicas, coordenadas pela professora Maristela Giassi.
Colaboração: Assessoria de Imprensa da Unesc