Esta etapa, essencial para a construção efetiva da ponte em Cabeçuda, deve durar seis meses. Paralelamente, será executada a dragagem da Lagoa Santo Antonio dos Anjos
As licenças ambientais necessárias para dar início à instalação do canteiro de obras para a construção da ponte Anita Garibaldi, emitidas pela Fundação Lagunense de Meio Ambiente (Flama), já estão em mãos. O consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase já possuía a Licença Ambiental Prévia (LAP), que autoriza a terraplanagem do terreno. Agora, também possui a Licença Ambiental de Instalação (LAI). A travessia será construída sobre o Canal de Laranjeiras, na comunidade de Cabeçuda, em Laguna.
Com a posse destes documentos, o consórcio deve dar início às primeiras escavações já na próxima semana. O local escolhido é uma área de 11 hectares às margens da SC-436, no bairro Mato Alto, em Laguna. Quem utiliza as vias próximas precisará acostumar-se, isso porque a rua Giacondo Tasso terá o tráfego interrompido, já que a estrada passa por dentro do canteiro. Desta forma, o fluxo de veículos deverá ser desviado pela rua Três.
Neste primeiro momento, foram contratados 20 funcionários para atuar na construção do canteiro, que deve durar seis meses – só a terraplanagem da área levará cerca de três meses. À medida que os serviços avançarem, serão contratadas mais pessoas. A intenção do consórcio é que o número de trabalhadores chegue a 1,5 mil quando estiver em pleno vapor.
A construção do canteiro de obras ocorrerá em paralelo à drenagem de seis quilômetros da Lagoa Santo Antonio dos Anjos, que iniciará no próximo mês.
A terceira maior travessia brasileira
A ponte Anita Garibaldi, após concluída, deverá ser a terceira maior do Brasil. A previsão inicial do consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase é começar a edificação assim que o canteiro de obras esteja pronto. Conforme o contrato, a passagem sobre a lagoa deverá ficar pronta em dois anos e meio. O cumprimento deste prazo, contudo, está atrelado às condições climáticas. A ordem de serviço foi entregue ao consórcio no mês passado durante passagem da presidenta Dilma Rousseff por Laguna.
As fases da grande obra
1ª – Fundação
No solo embaixo da ponte, serão feitas escavações com 2,5 metros de diâmetro, que serão protegidas com camisas metálicas. A mais profunda ficará a 75,8 metros de profundidade. Essas estacas serão armadas com vergalhões de concreto e, depois, preenchidas com concreto. Quatro equipes trabalharão ao mesmo tempo, em pontos diferentes da ponte.
2ª – Construção dos pilares
Assim que a fundação estiver pronta, começa a construção dos pilares de concreto, que irão sustentar as aduelas. A primeira de cada pilar é chamada de aduela de disparo. Construída no próprio local, serve de apoio para receber as demais, que serão colocadas simultaneamente em sentidos opostos em relação ao pilar. Concluída a armação das aduelas em um vão, a estrutura é completada com as abas laterais, que também são pré-moldadas. Paralelamente às duas primeiras etapas, as aduelas e as abas começam a ser feitas no canteiro de obras logo no início da obra e, assim que dois pilares contínuos ficarem prontos, serão automaticamente transportadas e colocadas na estrutura.
3ª – Colocação dos mastros
A parte estaiada do vão central será apoiada em dois mastros com 50 metros de altura em relação ao pavimento da ponte. Em cada lado dos mastros, serão instalados 14 cabos chamados de estais (serão 56 no total), que terão a função de sustentar e dar equilíbrio à estrutura.
4ª – Acabamento
Nesta fase, serão feitas a colocação de proteções nas laterais e no centro da ponte, a pavimentação do tabuleiro e a pintura de faixas.
Notisul