Política

Ponticelli é candidato a vice-governador

Foto: Julio Cancelier/Divulgação/Notisul

Foto: Julio Cancelier/Divulgação/Notisul

Bastou o PMDB definir o ex-prefeito de Florianópolis Dário Berger como candidato a uma vaga no senado para mudar toda a conjuntura política para apoiar a reeleição do governador Raimundo Colombo (PSD). Havia um acordo de que seria indicado o nome de Joares Ponticelli (PP) ao posto (Senado), porém, os peemedebistas, com influência do atual senador Luis Henrique da Silveira, resolveram apoiar Berger na convenção realizada domingo. 
 
Conforme reportagem do jornal Notisul, as convenções da noite de ontem foram marcadas por um clima de tensão. No evento do PP e PSDB ficou definido um acordo para majoritária comandada por Paulo Bauer (candidato ao governo catarinense e Joares Ponticelli (candidato a vice-governador de Santa Catarina) para as eleições de outubro. 
 
Os progressistas delegam à executiva estadual uma negociação para buscarem viabilizar coligações ou composições com o PSDB, na chapa majoritária, ou lançar candidatura própria caso as tratativas anteriores não dessem resultado. A coligação foi aprovada pelos pepistas presentes por volta da meia-noite de ontem. Os representantes do PPS do estado também resolveram se unir a Bauer.
 
Em convenção na Assembleia Legislativa, organizada por integrantes do PSD catarinense, ficou confirmado Raimundo Colombo à busca de mais quatro anos à frente do governo (reeleição). Em discurso feito por volta das 21 horas, o governador fez um breve balanço dos 42 meses de governo, mencionou as obras do Pacto por SC nas áreas da saúde e educação.
 
Já o PT, também na convenção realizada na noite de ontem na capital, homologou Claudio Vignatti à disputa para a majoritária, em princípio em chapa única. As homologações dos candidatos à proporcional e à majoritária devem ser feitas no Tribunal Superior Eleitoral até este sábado, às 19 horas.
 
Está configurado o cenário político do próximo pleito no estado. A resposta das recentes manifestações no estado e país será dada no próximo dia 5 de outubro. Que venham as propostas, então!
 
Campanhas iniciam nas próximas semanas

A disputa entre os candidatos à vaga na Assembleia Legislativa também deve ser acirrada entre os candidatos da região. Alguns deles já começam a campanha nas próximas semanas, porém, assim como na majoritária, até o próximo sábado pode haver mudanças no cenário político para a disputa do pleito deste ano.
 
“A partir da próxima quarta-feira será realizado oficialmente a minha candidatura com registro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e daí para frente é trabalharmos. A partir do dia 15 devemos estar com materiais em mãos para começar a nossa campanha”, informa o candidato a deputando estadual Evandro Almeida.
 
Para o candidato à Assembleia catarinense Maurício da Silva (PR), já está tudo acertado para apoiar o governador Raimundo Colombo (PSD) para a reeleição. “Serei candidato. No dia 15 já estaremos com o material de campanha pronto para sair em busca da minha eleição”, destaca.
 
O Notisul tentou contato com os outros candidatos definidos ontem, por telefone, mas não houve retorno das ligações mediante a correria das convenções. 
 
Candidatos ao Senado

• Paulo Bornhaunsen (PSB)
• Dario Berger (PMDB)
 
Candidatos ao governo
• Paulo Bauer (PSDB)
• Raimundo Colombo (PSD),
• Claudio Vignatti (PT)