As dúvidas sobre o uso do açúcar são muitos frequentes, para isso vou explicar os diferentes tipos de açúcar que estão nos mercados.
Segundo a Associação Brasileira de Obesidade a diferença está no processo de refinamento.
Açúcar Refinado: esse açúcar passa pelo processo de refinamento, durante esse processo são adicionados aditivos químicos que dão ao açúcar essa cor branca, nesse processo perde-se muitas vitaminas e minerais. Esse açúcar é o mais conhecido.
Açúcar Cristal: é um açúcar mais utilizado em culinária. Passa pelo refinamento, mas 90% das vitaminas são retiradas e este é mais difícil de dissolver em água.
Açúcar Mascavo: depois do cozimento do caldo de cana é extraído o açúcar na forma bruta. Esse não passa por refinamento, por isso é mais escuro e mais grosso. Nele consegue-se preservar o cálcio, ferro e outros minerais.
Açúcar Orgânico: como o mascavo o açúcar orgânico não passa pelo processo de refinação, não são acrescentados nenhum aditivo químico. E possui em sua composição vitaminas.
Açúcar Demerara: sua coloração é semelhante ao açúcar mascavo. Ele passa um pouco por processo de refinamento, mas a vantagem é que não altera a cor e nem o sabor.
Açúcar Light: é uma mistura de açúcar refinado com adoçante artificial. Possui menos calorias, mas se usado em grandes quantidades acaba perdendo o benefício das calorias a menos.
Então qual devemos usar: açúcar ou adoçante?
É preciso avaliar o paciente e a sua necessidade. Se é um diabético é muito melhor usar adoçante. Se for uma pessoa sadia, que gasta suas calorias porque não usar um açúcar mascavo! Por isso é sempre bom procurar um nutricionista para adaptar os alimentos ao seu objetivo.
Até a próxima!