Geral

Últimos ajustes para a abertura da 14ª edição da Festa do Vinho

São esperados aproximadamente 75 mil visitantes em cinco noites de celebração da cultura italiana

A sangria do primeiro barril de vinho vai oficializar a abertura da 14ª edição da Festa do Vinho, nesta quarta-feira (6) às 19h30min, no Parque Municipal Ado Cassetari Veiria, em Urussanga. O local recebe os últimos ajustes para receber aproximadamente 75 mil visitantes em cinco noites de celebração da cultura italiana, onde será valorizada a produção de vinhos da região e a gastronomia típica. Este ano, a Festa do Vinho terá entrada gratuita e diversos shows irão atrair o grande público. A noite de abertura da festa ficará por conta de Gera Fornasa & Bandalheia; na quinta-feira, 07, quem agita o evento é a banda Dazaranha; a noite de sexta-feira, 08, será festejada pela banda Papas da Língua; no sábado, 09, o reggae do Chimarruts vai movimentar o parque e no domingo, 10, o gaúcho Neto Fagundes encerra a comemoração.

Seis vinícolas ficarão responsáveis pela comercialização dos vinhos durante a festa e a Epagri vai prestar toda a assistência necessária para o setor. Segundo a diretora de Turismo de Urussanga, Patricia Mazon, a estimativa é que o consumo da bebida seja maior que o da última Festa do Vinho, realizada em 2010, onde foram vendidos 11 mil litros de vinho, 500 litros de suco de uva e mais de 500 litros de chopp de vinho. Conforme o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) do evento, Antônio Carlos Reis Couto, este ano também será comemorada a obtenção do reconhecimento de Indicação Geográfica de Procedência para os vinhos brancos da Uva Goethe, através do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). “A exemplo de outras festas, a emoção e a preocupação dos membros da CCO é muito grande, porém, a cidade já está no clima da festa e a movimentação é intensificada a cada dia. Nossa expectativa é a melhor possível”, anseia o presidente.

Hotéis e pousadas de Urussanga já estão praticamente lotados para a Festa do Vinho. De acordo com a diretora de Turismo, a maior procura é para os dias 09 e 10 de junho (sábado e domingo). “Temos 300 leitos disponíveis no município e estão todos reservados para estas duas noites. De quarta a sábado ainda restam algumas comodações, porém já estamos indicando hotéis de Orleans e Criciúma”, salienta. A diretora afirma que o setor de turismo está focado em atender as expectativas do público que visitará Urussanga durante toda a semana. Quanto à movimentação econômica na cidade, ela acredita que vai girar em torno de R$ 5 milhões após a festa, entre consumo
nos restaurantes, bares, hotéis, comércio e outros segmentos. “A promoção da gastronomia, do vinho e do artesanato significa geração de incremento financeiro para o município”, ressalta. Até o momento, 515 trabalhadores estão envolvidos diretamente com a festa. Destes, 400 são voluntários que trabalham por causas sociais.

Gastronomia e vinho são os “atores principais”

“A Festa do Vinho tem como atores principais o vinho e a gastronomia. Após uma excelente safra dos vinhos brancos da Uva Goethe, retomamos o ideal da primeira festa, que é uma comemoração da cultura, da tradição, da alegria e da boa mesa urussanguense. É uma festa do povo para o povo”, observa a integrante da Comissão de Gastronomia, Elisiane De Bona Sartor. Conforme a profissional, na última Festa do Vinho foram fornecidas 18 mil refeições e consumidos 1.200 kg de galinha caipira, uma tonelada de polenta, 12 mil ovos e uma tonelada de queijo – utilizados para a produção de “fortaia” – mais de 700 kg de salame e 1.500 kg de nhoque. “A estimativa é que haja um aumento de 30% na alimentação. Por ser uma festa de portões abertos, os recursos serão investidos basicamente no segmento da enogastronomia”, prevê.

Para valorizar o segmento da alimentação, a Comissão Central Organizadora da 14ª Festa do Vinho promove o Concurso Gastronômico Piatto 2012. As entidades gastronômicas participantes do evento serão avaliadas por seis clientes ocultos, que irão analisar a criatividade e originalidade do produto oferecido, qualidade em atendimento, caracterização/decoração do ambiente, simpatia e utilização de produtos regionais. As premiações serão entregues aos vencedores em 1º (Piatto D’Oro), 2º (Piatto D’Argento) e 3º (Piatto DiBronzo) lugares e ainda o Prêmio Simpatia (Piatto Specialie/Cordiale).

Exposição de vestidos

A Diretoria de Cultura de Urussanga organiza uma exposição com 35 vestidos usados por rainhas, princesas e embaixatrizes ao longo dos 28 anos de Festa do Vinho. Segundo a secretária da festa, Léia Mariot, foi feita toda a manutenção dos trajes para a mostra, que ocorrerá durante toda a festa, na Praça D’Itália. “Nosso objetivo é montar um acervo para exposição permanente dos vestidos. Vamos estudar um ambiente adequado para fazer este resgate da memória de todas as festas, através das roupas”, destaca. De acordo com ela, desde a primeira Festa do Vinho, em 1984, a estilista Nelma Mondardo e a costureira Mariléia de Nonni são as responsáveis pelos trajes da corte.