Chuva deste final do semana resolveu a estiagem nas plantações e pastagens
A primeira semana de junho será a mais fria de 2012 até o momento. A segunda-feira começou chuvosa e deve seguir assim até o final do dia. As temperaturas atingiram 16°C durante o começo da manhã, e chegam a 18°C durante a tarde. Segundo Márcio Sônego, climatologista da Epagri de Urussanga, a chuva que atingiu a região no final de semana, somada à chuva desta segunda-feira, ajudou a estiagem que atinge a região Sul do estado. “Essa chuva resolveu o problema da agricultura e das pastagens. Ainda existe o problema de abastecimento dos lençóis freáticos, do curso das águas e barragens”, afirma.
O resto da semana será marcado por dias bonitos e com bastante sol e frio. Na terça-feira o dia começa com 9°C e chega a 19°C durante a tarde. Na quarta-feira o dia começará com 6°C e deve atingir 20°C no período após o meio-dia. A partir do meio da semana, uma massa de ar polar continental atinge a região central da Argentina, e chega aos poucos à Santa Catarina.
A partir de quinta-feira, as temperaturas caem bastante, e os dias podem ser marcados por geadas fracas na região. A quinta-feira começará com a temperatura na casa dos 2°C e atinge 15°C durante a tarde. Na sexta-feira a temperatura atingirá 0°C durante a manhã, e deve chegar a 15°C durante a tarde. Sônego alerta que, no feriado de Cospus Christi deve nevar na Serra do Rio do Rastro. “Quem for subir a serra para a Festa do Pinhão deve evitar as estradas durante a noite e madrugada. As temperaturas no local devem atingir -10°C, e todas as cachoeirinhas e águas da pista devem congelar, por isso a pista estará escorregadia e perigosa”, comenta.
Engeplus – Amanda Garcia Ludwig