As próximas sessões da Câmara de Vereadores de Araranguá estão marcadas para junho. No último dia 21, ocorreu a última sessão de maio, completando o total das seis reuniões realizadas pelo poder legislativo todo o mês. Na semana que vem, temas relacionados às áreas do meio ambiente, agronégocio e habitação serão destacados pelos vereadores.
Na segunda-feira, dia 2, a Câmara Municipal receberá a equipe da Fama, a Fundação Ambiental de Araranguá, que promoverá uma mesa redonda sobre licenciamento ambiental, uma das atividades que será realizada durante a Semana do Meio Ambiente do município, que terá início naquela data e se estenderá até o dia 7 de junho.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Ozair da Silva, o Banha (PT), na oportunidade, será realizada a votação do Projeto de Lei No 4/2014, de autoria do poder executivo, sobre a homologação da escolha do animal (o boto) e da árvore (o ipê-amarelo) símbolos do município. "Teremos a participação da Fama, e a Fundação ficará à disposição da Câmara de Vereadores para realização de perguntas. Haverá também a votação do projeto para a disponibilização de um local para a instalação da usina de leite no município", ressaltou o legislador.
Este Projeto de Lei No 6/2014, também de autoria do Executivo, tem como objetivo possibilitar a aquisição de uma área destinada à instalação de uma unidade para captação e resfriamento de leite, gerando assim ganhos aos produtores da região.
Dessa forma também, a Associação de Produtores de Leite e Agricultores de Araranguá, em seu papel de apoiadora à atividade rural, poderá prestar um serviço ainda melhor aos homens do campo do sul do Estado.
O terreno em questão pertence, atualmente, à Cidasc, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, e está situado às margens da BR-101, na comunidade de Sanga da Toca I, em uma localização estratégica, já que é um local próximo aos produtores e também possui um espaço adequado para a instalação de outros projetos que podem ser desenvolvidos futuramente, como a instalação da Agroindústria processadora e da Central de Comercialização de Frutas e Hortaliças, além da Garagem e da Sede da Associação e da futura cooperativa.
Setor Habitacional
Já na sessão do dia 4, próxima quarta-feira, a Câmara de Vereadores receberá o Secretário Municipal de Bem Estar Social, Eduardo Merêncio (Chico), para que converse a respeito do projeto que prevê a construção de 120 casas populares na região do Morro dos Conventos, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
"Na quarta-feira, teremos a vinda dos profissionais da área da Assistência Social do município para falar do conjunto habitacional", contou o vereador. Outro encaminhamento dado na última semana, durante a sessão do dia 21, foi a convocação do proprietário do terreno e o empreendedor ligados ao projeto para virem na mesma data que o Secretário. Além desses profissionais, comparecerão à sessão pessoas que são favoráveis à instalação das moradias.
Cronograma das Sessões
Em junho, as demais sessões da Câmara de Vereadores ocorrerão nos dias 9 (segunda-feira), 11 (quarta), 16 (segunda) e 18 (quarta), sempre às 19 horas, na sede do poder legislativo municipal, na Rua Expedicionário Iracy Luchina, no bairro Urussanguinha.
Colaboração: Vanessa Irizaga/Assessoria de Imprensa
[soliloquy id=”68861″]