Nutrição

Obesidade

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

A obesidade é uma alteração do estado nutricional de um individuo ocasionada principalmente pela ingestão acentuada de alimentos, gerando assim significativo aumento de peso, geralmente acima do índice de massa corporal recomendado para seu organismo. (em geral IMC acima 30kg/m²). Alguns autores ainda a definem obesidade como uma doença endócrino-metabólica, caracterizada pelo excesso de gordura corpórea.

Mas o que faz uma pessoa se tornar Obesa?

A alteração dessa classificação é muito diversa, assim como as suas causas. Dentre elas, não se pode deixar de dar atenção ao fator genético e hereditário, dos hábitos alimentares, das alterações endócrinas, mas sem dúvida, é o excesso da ingestão alimentar o principal agente causador do problema.

Atualmente existe cerca de 1,3 milhão de pessoas com excesso de peso, sendo que 30% são obesos. Afeta todas as classes econômicas e todas as faixas de idade. O excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para o surgimento da doença crônica como a diabetes tipo 2, algumas cardiopatias, a hipertensão e os acidentes cerebrais.

O balanço energético é determinado pela ingestão de calorias e pela atividade física, o que está acontecendo é que ao invés de termos um equilíbrio, temos presenciado cada vez mais a ingestão de alimentos com excesso, principalmente de alimentos ricos em carboidratos (a chamada caloria vazia) e uma redução acentuada da atividade física, poupando ainda mais energia e gerando mais células de gordura.

Sem dúvida o que devemos ter em mente é que isso requer uma introdução de uma série de estratégias que em longo prazo tendem a prevenção, a manutenção do peso ou a realização de dietas para perda de peso. Os brasileiros estão cada vez mais fazendo exercício físico e procurando obter uma alimentação correta, mas ainda os erros acometem a maioria.  Quando uma pessoa decide emagrecer, essa decisão tem que partir dela e não dos seus familiares, amigos e indução da mídia. Temos que ter em mente que essa iniciativa de emagrecer deve ser como um projeto de vida onde temos o objetivo, metodologia e resultado final, pois só assim terão um resultado gratificante.

Beijos e até a próxima!