Um assunto levantado nas últimas sessões da Câmara de Vereadores de Orleans tem sido com relação a coleta de lixo na cidade. Conforme o vereador do PSDB, Mário Coan, algumas ruas da cidade ficam dias sem receber o serviço de coleta “É frequente encontrar as lixeiras lotadas de sacolas com lixo na rua onde eu moro. O recolhimento é feito poucas vezes por semana. Pelo que sei, pagamos nossos impostos em dia e merecemos ter esse atendimento”, relatou Coan.
De acordo com o responsável pela equipe de coleta de resíduos de Orleans, Jucelino Nieiro, o Liliu, a coleta de lixo funciona diariamente sem dificuldades de trabalho. “A coleta é realizada todos os dias no município. Existe um revezamento entre os bairros, dando um suporte em toda cidade. Além dos bairros próximos do Centro, também fazemos a coleta nos eco pontos das comunidades do interior”, destacou Liliu.
Segundo Nieiro, o município de Orleans produz cerca de 300 toneladas de lixo por mês. A equipe de coleta é formada por 12 coletores e três caminhões compactadores. “Esse número de funcionários é suficiente. Os trabalhos iniciam às 4 horas e seguem durante toda a manhã. Depois de esgotar a capacidade do caminhão, o motorista se desloca até o aterro sanitário, localizado em Urussanga”, pontua.
Orleans é campeão na produção de resíduos sólidos
Conforme informações do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul – Cirsures, Orleans lidera entre as cidades que mais depositam lixos no aterro sanitário. Os municípios cadastrados no consórcio são: Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.