Na noite dessa segunda-feira (19) aconteceu mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Orleans. Apenas uma indicação foi apresentada pelo vereador Antônio Dias André, o Geada, solicitando a reforma e melhoramento da iluminação do Estádio Municipal Luiz Bernardes, na localidade de Pindotiba.
Usando a tribuna, o assunto que gerou polêmica na Casa, foi levantando pelo vereador Mário Coan. Ele relatou os inúmeros questionamentos da população sobre as taxas cobradas pela atual administração do Cemitério São José. Segundo Coan, se não bastasse, a falta de educação também foi mencionada pelos orleanenses. “O povo recorre a Casa Legislativa por que não tem outra solução. O que eu sei, é que existe uma nova tabela criada pelos responsáveis do local com preços que são praticamente o dobro de anos anteriores. Parece-me que agora, o cemitério virou negócio altamente lucrativo”, relatou Mário.
Na mesma linha de raciocínio o vereador João Teza Francisco, o Dão, também demonstrou indignação sobre as taxas exigidas. “Eu possuo uma capelinha no cemitério e já sei que os valores mudaram. Não vou pagar até que se esclareça a real situação dessa administração”, destaca Dão.
Conforme o vereador líder do governo municipal na câmara, Valter Orbem, uma conversa com a assessoria jurídica da Prefeitura de Orleans já aconteceu e ficou decidido que serão cobrados esclarecimentos da atual administração do cemitério. “Esse assunto circula pelas ruas da cidade. Uma explicação é importante nesse momento. Acredito que depois de uma conversa, todas as dúvidas serão sanadas”, pontuou Orbem.
Segunda Sessão Ordinária
Seguindo as normas da Casa Legislativa, uma nova sessão foi anunciada para votação do Projeto de Lei que dispõe sobre a revisão geral anual da remuneração de todos os servidores públicos ativos, inativos e pensionistas da administração pública direta, autárquica (Samae), fundações, Conselho Tutelar, cargos comissionados e magistério público municipal e dá outras providências.
Diante da urgência para votar projetos que tratam de matérias orçamentárias, os vereadores aprovaram por unanimidade o reajuste de 5,81% (relativo ao INPC dos últimos 12 meses), para os servidores de Orleans.