Pré-evento na praça Anita Garibaldi, realizado no dia de hoje, deu o start a uma das maiores festas da região
Em clima de festa, animação, cultura e gastronomia típica italiana, centenas de urussanguenses e moradores da região participaram do lançamento da 15ª edição da Festa do Vinho, realizado hoje, na praça Anita Garibaldi, em Urussanga. Apresentações culturais e regionais, distribuição de brindes e degustação de vinhos foram algumas das atrações. O ponto alto, no entanto, ficou por conta da produção e tombamento da polenta gigante, de 200 quilos, feita pelo grupo “Amici dela Polenta”.
Conforme o presidente da festa, Amarildo de Brida, a atividade deu o start ao maior evento do município. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Queremos envolver a população desde já, para que os moradores entrem no clima. Por isso, em agradecimento e valorização aos urussanguenses, a Comissão Organizadora está trabalhando muito para realizar a melhor Festa dos Vinhos de todos os tempos”, fala o presidente.
Durante a manhã, os integrantes da organização foram apresentados ao público, junto às rainhas e princesas adultas e mirins. De acordo com o prefeito de Urussanga, Johnny Felippe, a ideia era receber os visitantes com a alegria típica dos moradores da cidade. Ele garante que essa foi apenas uma amostra do que será o evento. “Diversão, tradição, cultura, gastronomia são alguns ingredientes de mais uma Festa do Vinho. Meu coração está radiante nesse momento, sabemos da responsabilidade que temos de oferecer à população uma comemoração grandiosa, mas, sobretudo, acolhedora”, pontua ele.
Para a aposentada Zenaide Schmitz, a manhã foi de recordações. “Meu avô veio da Itália e sempre cultivou, lá em casa, as tradições do seu país. Fico muito contente ao ver que a cultura daquele povo está sendo preservada, por meio do resgate da gastronomia e das cantorias tradicionais. Sempre prestigiei a Festa do Vinho, e neste ano lá estarei novamente”, enfatiza a senhora.
Tombo da polenta gigante foi atração
Um dos pontos altos do pré-evento foi o tombo da polenta gigante, preparada pelo grupo urussanguense “Amici dela polenta”. Foram preparados cerca de 200 quilos do alimento, o que rendeu aproximadamente mil porções, distribuídos com molho bolonhesa. O presidente do grupo, José Carlos Sacchet, conta que o objetivo principal dos amigos é de manter a cultura gastronômica da cidade, visto que a polenta era a única refeição do dia de muitos italianos na época da colonização. “Sentimos a necessidade de fazer algo nesse sentido e hoje já somos 20 participantes. Cantamos durante o preparo, o que faz as pessoas se animarem bastante”, explica.
A Associação ProGoethe também compareceu, levando algumas variedades de vinhos à degustação. Como Urussanga faz parte dos Vales da Uva Goethe, é reconhecida pelas bebidas que produz, enaltecendo a variedade Goethe, já que essa é a única região do mundo a produzi-la. Conforme Henry Goulart, da Associação, hoje seis vinícolas fazem parte da ProGoethe, sendo elas a Casa Del Nono, Vigna Mazon, Trevisol, Quarezemin, Felippe e De Noni. “Nada mais justo, no lançamento da Festa do Vinho, que a bebida tradicional do município seja degustada”, ressalta.
Sobre a 15ª edição da Festa do Vinho
A Festa do Vinho acontece de 6 a 10 de agosto, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga. A banda Nenhum de Nós é que abre o evento, na quarta-feira. Na quinta, é a vez de Armandinho subir ao palco, e na sexta-feira, show com o astro da música sertaneja, Luan Santana. Sábado, o rock do Capital Inicial invade o parque, e no domingo haverá apresentação de Os Peraltas. “Uma novidade é a missa, que será realizada no local da festa, na manhã de domingo. Queremos trazer as famílias ao parque, para que elas confraternizem e se sintam acolhidas”, diz o presidente Amarildo.
A expectativa é de que o público durante o evento chegue a 20 mil pessoas por noite. O primeiro lote dos passaportes começa a ser comercializado no dia 20 de maio, e haverá meia-entrada para estudantes. Na quarta-feira e no domingo, dias 6 e 10 de agosto, a entrada é gratuita.
Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação
[soliloquy id=”66176″]