Mais de R$ 8 milhões foram aprovados na assembleia extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional – Criciúma (CDR), que ocorreu na tarde desta quinta-feira (8). Os recursos são voltados às áreas de infraestrutura, saúde, cultura, turismo, esporte, agricultura e pesca e ainda assistência social, trabalho e habitação. Estiveram presentes prefeitos, vereadores, empresários e demais conselheiros, além do secretário de estado de desenvolvimento regional – Criciúma, João Rosa Filho Fabris.
Para a saúde e infraestrutura o montante liberado ultrapassa os R$ 6,4 milhões. Os demais recursos foram distribuídos nas outras áreas atendidas. Os valores são divididos de acordo com os projetos de cada município e variam com a necessidade dos mesmos.
A assembleia extraordinária foi um pedido das prefeituras que compõem a regional, já que tradicionalmente ela é realizada sempre na última semana de cada mês. “Estamos em ano eleitoral, os prazos ficam mais curtos. Uma assembleia extraordinária se fazia necessário para que possamos encaminhar os projetos antes do término do prazo eleitoral”, destacou o prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava. A prefeita interina de Criciúma, Thatiane Ferro Teixeira, participou do encontro. “As reuniões do Conselho são fundamentais para o desenvolvimento de nossos municípios. São a nossa ferramenta para a busca de recursos junto ao Estado”, afirmou.
“Essa é a nossa segunda reunião em apena quinze dias. Hoje aprovamos a liberação de mais de oito milhões. 15 dias atrás foram aprovados outros oito milhões. É a descentralização de recursos que sai da capital e vem para o Sul. Em menos de um mês estamos garantindo 16 milhões para os municípios da nossa regional. Esses recursos representam melhorias para o Sul, que vive um momento de crescimento”, destacou o secretário de estado de desenvolvimento regional, João Rosa Filho Fabris.
A reunião oficial CDR já está marcada. Será realizada no dia 29 de maio em Siderópolis, às 14 horas.
Estado celebrou convênios com Morro da Fumaça e Urussanga
Aproveitando a ocasião, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – Criciúma celebrou convênios com os municípios de Morro da Fumaça e Urussanga. Para Morro da Fumaça foram repassados 50 mil reais, que serão usados para a manutenção de estradas no município. Urussanga recebeu dez mil reais para a aquisição de computadores, e 70 mil reais para a aquisição de veículos para as secretarias de serviço social e educação. O Estado firmou, também com Urussanga, a doação de um terreno de aproximadamente 800 mil reais, onde será construído um Centro Poliesportivo.
Quem compõe o CDR?
O Conselho de Desenvolvimento Regional – CDR é formado pelos prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e dois membros da sociedade civil organizada dos 12 municípios pertencentes à SDR – Criciúma. O CDR é presidido pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, João Rosa Filho Fabris.
Colaboração: Ioton Neto