A educação é prática fundamental da espécie humana. Educar é um dos meios pelos quais os grupos humanos asseguram sua sobrevivência.
O mundo atual vem exigindo novos desafios em decorrência de todo processo de reestruturação produtiva, somada às inovações tecnológicas e aliada às novas exigências de formação dos sujeitos para uma “nova sociedade”, ficando assim evidente aos educadores que a atualidade exige grandes desafios e mudanças, partindo do pressuposto que “os caminhos que nos trouxeram até aqui não são os mesmos que nos levarão daqui para frente”.
Hoje a educação adequada não é mais aquela carregada com uma bagagem de conteúdo pesada e inadequada, puramente quantitativa, mas sim é a que sabe colocar o cidadão à altura para aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões para atualização, aprofundamento e enriquecimento dos conhecimentos para adaptar-se a um mundo de mudanças.
A habilidade e poder de motivação dos professores em sala de aula são fundamentais para um ensino de qualidade. Nem o avanço da tecnologia e as inovadoras maneiras de organizar as aulas substituem a necessidade de docentes com habilidade de dialogar com os alunos e motivá-los a trabalhar fora da sala de aula.Mas, para que isso aconteça é preciso educar com afeto, o que significa dizer educar com dignidade.
A postura do professor, sua paixão pelo conhecimento, sua satisfação em partilhar o que sabe, faz com que o aluno aprenda a gostar do conhecimento. E quando o aluno aprende a gostar do conhecimento, eleva sua autoestima, envolve-se, transforma-se num pesquisador de novas descobertas.
É preciso que a escola e seus professores tenham claro que a vocação do ser humano é ser feliz, e felicidade só é possível quando nos é dada a oportunidade de nos conhecermos e buscarmos o essencial e não o acidental. Para que isso realmente aconteça temos de alimentar sonhos, pois são os sonhos que nos impulsionam para a felicidade.
Os educadores juntamente com os pais têm a responsabilidade de gerenciar os sonhos mesmo quando a vida, muitas vezes, com suas lições afasta ou invalida lindos sonhos acalentados. É preciso perseverança, é preciso acreditar no ser humano apesar da sua complexidade.