A comunidade de Morro da Palha, em Lauro Müller vai festejar neste final de semana, sábado (12) e domingo (13), a sua padroeira Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e inaugurar a nova capela da localidade.
As festividades terão início no sábado às 20h, com a celebração de novena seguida de show com Ramon Moraes. A programação prossegue no domingo, a partir das 10h, com a celebração de Missa e Benção de Ramos. Após haverá inauguração da nova capela com benção do novo templo.
História da Capela Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
Tudo começou em 1960, quando os moradores de Morro da Palha se reuniam em uma casa de madeira para estudar, rezar e fazer suas reuniões sociais. Com a passar dos anos o número de habitantes da localidade foi aumentando e veio a necessidade de ter um lugar reservado e especial para orações. Resolveram então levantar fundos para construção de uma capelinha. As pessoas traziam prendas para sortear na roleta nos dias em que se reuniam para rezar, principalmente nos domingos. Roletas, novenas rifas de animais, além das doações foram a principal fonte de recursos na época.
No ano de 1974 após a terrível enchente que destruiu e arrastou rio abaixo o muro de pedra da Estação Ferroviária de Lauro Muller, até o bairro Arizona, membros da comunidade de Morro da Palha foram até o prefeito pedir aquelas pedras para fazerem à fundação da construção da capela.
Com a autorização do Prefeito, imediatamente organizaram uma equipe, que em dias que o rio estava cheio, pois assim as pedras ficavam fáceis para serem deslocadas, as colocavam sob um carretão (instrumento puxado a boi). Correntes eram usadas para trazê-las para a margem do rio e transportá-las em carro de boi ate este local.
Várias doações foram feitas como podemos citar os tijolos que foram buscarem dia de muito frio, no município de Braço do Norte, eram todos meio-tijolos de grande valia para a obra; um caminhão caçamba foi utilizado para o transporte. As comunidades vizinhas vinham fazer parte das primeiras novenas em pro da construção da capela. Nos anos 1974 a 1977 vivenciaram essa luta e com o comando Pároco, saudoso padre Hercilio Cappeller.
Em 1977, foi formada a primeira Diretoria e tudo passou a ser registrado em um Livro Ata e as finanças num Livro Caixa , tudo era documentado e registrado para ficar como marco na histórico desta comunidade, e assim se sucedeu nos anos seguintes.
A primeira missa e festa de inauguração aconteceu no dia 1º de maio de 1977. A primeira Imagem de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro foi doada pelo então prefeito Argemiro Raulino Mendes, o popular Miro Mendes, a pedido do padre Hercilio Cappeller, quem era muito devoto de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.
A população continuava a aumentar e em 1980, mais uma vez viram a necessidade de ampliar a capela, que ficara pequena. Poucas condições financeiras, porém com muita vontade a equipe decidiu em reunião buscar ajuda junto ao Poder Público para custear parte das despesas. Após muitas idas e vindas conseguiram então boa parte do material e mão de obra. As aberturas e as madeiras para a cobertura, a comunidade conseguiu arrecadar em mutirão. Foram arrecadando e em forma de mutirão, conseguiram erguer a capela em aproximadamente dois meses. Semi-cabada, ela ficou por muitos anos.
Em 1982 mais uma vez abnegados homens e mulheres se juntaram para arrecadar fundos, desta vez para construção do Salão Comunitário. Uma rifa foi colocada a venda e sortearam um automóvel, uma Brasília ano 1975.
Em 1993 a igreja recebeu forro e piso, além de mais acentos, sendo que cada banco foi doado por uma família da comunidade.
Em 1996 foi realizada a ampliação do novo salão de festas e em 1998 a construção da torre da capela.
A partir de 2010 com a mudança e renovação do CAEP, incentivado pelo pároco padre AntônioVander da Silva e o apoio em massa da comunidade focaram os trabalhos em um só objetivo, a construção da nova capela.
A Obra teve início em 20 de maio de 2012 com o aproveitamento somente da estrutura e da torre, edificadas sobre rochas.
E hoje, feliz a comunidade está em festa, pois comemora a ação de um grande esforço que resultou na construção de um belo Templo do Senhor.
[soliloquy id=”62640″]