Os maus hábitos alimentares dos jovens podem levá-los a ter uma expectativa de vida menor do que seus pais
Segundo a nutricionista Maria Cristina Gonçalves isso acontece porque antes as pessoas tinham hábito de praticar exercícios físicos e comiam alimentos mais saudáveis.
“As comidas instantâneas, os fastfoods, que são muito consumidos hoje trarão consequências no futuro. Poderão causar diabetes, colesterol, hipertensão e até câncer”, ressalta.
Conforme a nutricionista o número de pessoas obesas está aumentando no país. “Também existem os falsos magros. Já atendi vários pacientes magros com nível de colesterol altíssimo”.
Para Maria Cristina, a formação dos hábitos alimentares deve ser criada nos primeiros anos de vida. “Não é porque as mães trabalham fora que têm que dar besteiras para os filhos quando chegam em casa. Elas podem se organizar para preparar os alimentos nos finais de semana”, explica. Ela ressalta ainda que sempre orienta as mães a incentivar os filhos a fazer exercícios. “Dar brinquedos de pula-pula e levar a criança para brincar no parque pode ajudar”, ressalta.
Alimentação saudável desde cedo
No 1º ano do ensino fundamental da Satc a alimentação dos pequenos é supervisionada. Segundo a professora Emanuele Toldo, entre as combinações estabelecidas na turma está trazer um lanche saudável. “Na sexta-feira é o dia da besteirinha. Nesse dia fica liberado”, afirma. No início do ano também é entregue um cardápio aos pais com sugestões de lanches que podem ser levados para a aula.
A pequena Letícia da Silva, 5 anos, diz que sempre leva frutas para a escola e em casa come todos os tipos de comida preparada pela mãe, inclusive arroz e feijão. Já a colega Ana Laura Vicenzi Dordete, afirma que apesar de gostar de todos os tipos de fruta às vezes come alguma besteira.
A estudante do 3º ano do ensino médio, Letícia Nunes, 16, se cuida na alimentação. “Eu procuro sempre comer mais verduras e vegetais. Há dois anos não tomo refrigerante. Faço isso não só pela estética, mas também para não ter problemas de saúde no futuro”, ressalta.
Portal Satc – Camila Marini