Educação

Professores do Estado realizam manifestação em Criciúma

Quem passou pela avenida Centenário na tarde desta quinta-feira, nas proximidades do Terminal Central, em Criciúma, pode acompanhar a manifestação realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC). Mais de 50 professores da rede pública estadual de ensino e simpatizantes da classe participaram do ato.

"Trata-se de um ato microrregional que faz parte da campanha do estado de greve dos professores estaduais", esclareceu a diretora de finanças da regional do Sinte em Criciúma, Cintia dos Santos. A primeira mobilização de hoje foi feita no Hospital São José, onde o governador Raimundo Colombo cumpriu agenda. Durante o discurso de Colombo, dois professores viraram de costas para ele como forma de protesto.

Segundo informações do site Engeplus, na sequência, o grupo formado por profissionais da educação de Criciúma, Araranguá, Tubarão, Laguna e Imbituba seguiu para a Avenida Centenário, onde expuseram faixas, cartazes, falaram ao microfone e depois seguiram em caminhada até a praça Nereu Ramos, no Centro da cidade. Uma assembleia estadual está marcada para o próximo dia 15, quando será votado o início ou não da greve da categoria.

De acordo com a coordenadora regional do Sinte, Janete da Silva, essa foi a quarta mobilização realizada pelos professores no Estado; as anteriores ocorreram no Oeste, Norte e Grande Florianópolis. A pauta de reivindicações é bastante extensa, mas os profissionais da educação pedem, basicamente, a aplicação do piso na carreira, a valorização profissional, o fim das perseguições e a revisão da lei dos ACT's.

[soliloquy id=”62457″]