Pela primeira vez em Cocal do Sul, a Feira do Livro encantou as mais de 4 mil pessoas que já passaram pelo evento, entre crianças, jovens, adultos e visitantes de outros municípios, desde o início da semana. Até amanhã, 11, o Salão Paroquial da Igreja Matriz vive um momento de oportunidade, incentivo à leitura e de encontro com a imaginação, fantasia e conhecimento. O gerente Fábio Mendes veio de Içara para conhecer o espaço e se encantou com a participação do público. “Encontrei muita variedade de livro e observei o interesse das pessoas durante a escolha das obras, principalmente as crianças. Minha filha ficou horas admirando e folheando e difícil foi escolher qual delas levar”, afirmou. O jovem estudante, Gustavo Bortoluzzi, 19 anos, é a primeira vez que participa de uma feira de livros. “Achei encantador. A leitura abre a mente e ajuda a gente a escrever e falar melhor. Deveria ter sempre em Cocal. Gostei muito”, disse.
O momento mais esperado durante o dia é a contação de histórias realizada pela professora, Cristina Magdalena de Souza Lopes, de Florianopolis. O ambiente preparado para receber as crianças contou com a participação de alunos de todas as escolas do município. Até os adultos interagiram com o espetáculo que relembra histórias antigas se utiliza linguagens diferentes e interativas que divertem as crianças e as leva para onde a imaginação é capaz de chegar. “Eu adorei. É uma coisa nova e me diverti junto com a minha filha que se impressionou com tudo”, ressaltou a mãe, Alecksandra Locks. “A contação de histórias é um diferencial que encanta e leva as crianças para o mundo da leitura. Um momento ímpar para atraí-las para esse universo de conhecimento. Apresentações de danças e teatros feitas pelos estudantes também foram um dos atrativos. Estamos muito satisfeitos com o sucesso do evento cultural que reuniu todas as comunidades”, destaca a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin.
A Feira do Livro teve início nesta segunda-feira (07) e segue até amanhã, sexta-feira (11), das 8h às 21h. Já a contação é apresentada em cinco horários: 8h, 9h30min, 13h, 14h30 e às 19h.
Comunidade aprova Feira do Livro
O sucesso da 1ª Feira do Livro de Cocal do Sul é reconhecido por meio da satisfação das pessoas que foram conferir de perto o evento e seus atrativos. O livreiro, Mauricio Geraldo observa que a comunidade respondeu bem, principalmente por ser a primeira edição. “A frequência de público foi muito boa e comercialmente viável. Estamos bem satisfeitos. Mais de mil livros já foram vendidos. A ideia agora é aprimorar”, avalia.
O professor, Marcel Freitas achou muito importante a iniciativa. “O povo ainda não tem essa cultura e esse evento é uma oportunidade para incentivar crianças e adultos para esse meio prazeroso. O evento tem que continuar para que as pessoas possam criar o hábito da leitura”, disse. A mãe Dilcelia Périco Sangaletti não imaginava que o evento fosse tão bem estruturado e cheio de opções. “Minhas filhas ficaram encantadas com o que viram. Queriam levar para casa todos os livros. Fiquei impressionada em ver como esse tipo de ação desperta o interesse dos pequenos pela leitura”, afirma.
A estudante de 14 anos, Alana Kunzler mora a pouco tempo na cidade e achou ótimo o evento por se tratar da primeira edição. “Eu adoro ler, chego a devorar cinco livros por semana. E aqui me encontro mais ainda’, disse. A dona de casa, Sinara dos Santos trouxe toda a família. “Hoje é bem raro crianças gostarem de ler, preferem ficar brincando ou estar no computador. É preciso despertá-las para esse universo tão rico e cheio de novidades”, ressalta.
Parceria
O espaço cultural conta com a participação da Unilivros, Unesc, Unibave e escola de Idiomas Key Word. Além de conhecer os milhares de exemplares disponíveis, os visitantes também podem adquirir as obras por preços promocionais, a partir de R$ 3,00.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt
[soliloquy id=”62417″]