Educação

Nossos filhos: “As palavras ensinam, mas os exemplos arrastam”

A família é a responsável pela formação ou deformação do caráter dos filhos, pois é ali que são vividas as primeiras e melhores lições de amor, respeito, responsabilidade, ética, dignidade, comprometimento  que eles levarão quando baterem asas na busca da realização de seus sonhos. Uma vez crescidos os filhos já não serão  mais nossos, porém  as lições apreendidas no seio familiar os acompanharão pelo resto de suas  vidas . Assim, os pais precisam aprender a viver com os filhos, mas um viver gostoso, compartilhando brincadeiras, dedicando tempo a eles, não necessariamente em quantidade, mas em qualidade.

É compromisso da família respeitar as fases de vida dos filhos, deixá-los viver cada etapa sem atropelos, sem agressões para que possam guardar vivos na memória os melhores momentos. Dar informações, mas  não conviver com os filhos de nada adianta. Informação sem convivência não gera aprendizado, pois como diz um antigo provérbio: “As palavras ensinam, mas os exemplos arrastam”. O espaço suave e curioso que é criado na relação entre pais e filhos é o que gera a aprendizagem. A conversa é um ritual mágico que marca a memória do ser humano. Precisamos mostrar a paixão pela vida tendo uma relação sadia com nossos filhos. É necessário que mostremos a eles que nenhum ser humano é igual ao outro, mas todos têm os mesmos direitos e deveres e devem ser respeitados. Viver em harmonia com seu próximo, respeitando-o em todos os sentidos, ter sensibilidade e respeitar as individualidades são  formas de levar esperança para a geração do futuro.

É preciso acreditar.  Quem não crê em nada não tem razão para viver. É preciso acreditar que existe uma força maior no universo que nos impulsiona na busca da felicidade. Nossos filhos precisam saber  que Deus é um só e cada um acredita Nele da forma que lhe traz a certeza da presença Dele, por isso devemos respeitar o pensamento de cada um. Temos um compromisso com as gerações que nos sucederão. Por isso, temos de plantar neles a semente da paz, da verdade, e a certeza de que a vida é bela e deve ser vivida com toda intensidade. Por isso, pensemos com carinho na educação de nossos filhos para que não sofram as consequências depois.